Desemprego motiva atividades como freelancer

0

SUL FLUMINENSE

A falta de oportunidade no mercado de trabalho tem motivado profissionais a trabalhar de forma informal, sem vínculo empregatício de carteira assinada e demais benefícios. Como freelancers, profissional autônomo que se autoemprega, boa parte dos trabalhadores que perderam seus postos seja na indústria ou comércio, adotam alternativas para ganhar dinheiro. Uma das áreas mais exploradas é a de comércio e serviços, principalmente aquelas atividades vinculadas à internet.

Morador de Volta Redonda, Paulo Roberto Moreira perdeu o emprego na indústria automotiva no fim de 2017, após peregrinar em busca de realocação no setor descobriu através da internet a chance de ser o próprio chefe atuando como programador visual. “Não chega ao valor que eu ganhava na fábrica, mas é uma alternativa rentável que me dá sustento enquanto não volto ao mercado. Com umas cinco, quatro horas de trabalho mantenho tempo para buscar emprego formal e ainda contar com essa renda extra como freelancer de uma empresa de vendas online”, conta.

Paulo integra o nicho de mercado de trabalho que cresceu 58,4% no primeiro trimestre desse ano, em comparação ao mesmo período de 2017, seja com freelancer trabalhando em atividades ligadas à internet e ao conteúdo online.

Os dados são comentados pelo principal portal deste segmento no mundo, o Freelancer.com, após análise de mais de 415 mil postos de trabalho.

Entre as principais funções que requerem freelancers estão as de criadores de conteúdo, designers e programadores. A demanda global por ilustrações e imagens digitais também é alta, gerou o aumento de 109,3% nas oportunidades para After Effects de 6.388 trabalhos, e 80,7% para Illustrator, de mais de 25 mil trabalhos. A alta na busca por freelancers para trabalhar com o programa In Design também é elevada, 71,5%.

NOTÍCIAS

A necessidade de criação de conteúdo escrito com os vários canais de informação online faz esta função ser muito requisitada, se manteve crescente através das oportunidades em Article Rewriting, alta de 51,1% no ano. As empresas internacionais de países que não falam inglês impulsionaram a procura pelo idioma, com crescimento de 103,5% na procura por inglês americano e 100% pelo britânico.

Outra atividade freelancer muito requisitada é a de web designers, como os que produzem eBooks e criam sites. “Eu aprendi a fazer sites ainda na época da faculdade, agora, parado desde fevereiro, to retomando minhas experiências para oferecer este serviço de forma freelancer. Faço sites pequenos, quase que personalizados para divulgação de vendas de algumas lojas. O mercado é favorável, mas a atualização é constante. O que rende auxilia as despesas”, comenta Rafael Francisco, de Porto Real.

OPORTUNIDADES

Na internet existem vários sites e canais de divulgação de atividades para a indicação de profissionais que trabalham como freenlancer. Como já citado, os serviços mais requisitados são de programação de computadores e dispositivos móveis, edição de imagens e vídeos, e-commerce e a redação de artigos e produção de web design.

Deixe um Comentário