Desembargador ministra palestra sobre violência contra a mulher em Itatiaia

0

ITATIAIA

A “Violência contra a Mulher” foi tema de palestra no município. O desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Wagner Cinelli, que é autor do livro “Metendo a Colher”, ministrou palestra na tarde de segunda-feira, dia 23, no Plenário da Câmara de Vereadores. O evento foi promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Participaram do encontro o prefeito Irineu Nogueira, o deputado estadual Noel de Carvalho, o desembargador Wagner Cinelli, o juiz de direito da Comarca de Resende Marvin Moreira, representando a juíza de Itatiaia Caroline Dubois, o juiz de Direito da comarca de Resende Hidenburg Kholer, a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Cavallari, o representante do jurídico da Academia Militar das Agulhas Negras, coronel Tito Campos, o Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, William Caldeira de Freitas, a Delegada e diretora geral de Polícia do Interior, Sandra Ornelas e o procurador do Município de Itatiaia, Wanderley Afonso.

Desembargador Wagner Cinelli, disse que a proposta é contribuir para a implantação de políticas públicas contra violência doméstica-Ariane Alves/PMI

Durante a palestra, o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Wagner Cinelli, que é autor do livro “Metendo a Colher”, que traz uma coletânea de artigos escritos pelo magistrado sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, disse que a proposta é debater o assunto visando o desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres. “É fundamental falar sobre esse assunto para trabalhar a educação e a prevenção. Nosso objetivo é contribuir para que haja debate e para que políticas públicas possam ser desenvolvidas, para que as pessoas no plano individual, principalmente as mulheres, percebam os primeiros sinais de que ali tem uma relação toxica, que a coloca perigo, que aquele homem que pratica qualquer tipo de violência é o homem que mata”, relatou o desembargador.

De acordo com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Luciana Cavallari, o importante é debater e chegar a políticas de prevenção, além de engajar toda a sociedade no combate à violência. “Além de orientar as mulheres, nós queremos mostrar que homens também precisam estar conosco nesse combate, nesse enfrentamento da violência contra as mulheres”, afirmou Luciana.

O prefeito Irineu Nogueira, participou do evento e destacou a relevância do tema. “Essa conversa é de fundamental importância, fico feliz de ver a quantidade de autoridades reunidas aqui hoje em prol das mulheres. Temos buscado valorizar as mulheres em nossa administração e esse momento é fundamental para chamar atenção, é importante para nossa cidade e para a região, e com certeza vai gerar frutos”, disse Irineu.