Descarte de lixo irregular em distrito de Rio Claro é denunciado por vereador e prefeitura informa trabalho para normalização

Por Carol Macedo

RIO CLARO

Descarte de lixo e um aterro clandestino no bairro Estação, distrito de Lídice. Essa é a denúncia do vereador Jorge Antônio Abreu, o Jorjão do Fórum (Republicanos). Ele discursou no plenário da câmara, falando sobre o que chama de crime ambiental. Lembrou que nesse ano já denunciou ao Ministério Público Estadual um aterro irregular que estava acontecendo na garagem da prefeitura, afetando parte da Mata Atlântica. Agora, encaminhou ofício à superintendência do Ibama, no Rio de Janeiro, solicitando intervenção para apuração dos fatos e, consequentemente, responsabilização dos autores. A prefeitura, por sua vez, já informou que a situação no local está sendo normalizada e trata-se de entulhos recolhidos após as fortes chuvas que já estão tendo a destinação correta.

Segundo o vereador, caminhões da prefeitura estão recolhendo lixos e entulhos, decorrentes das últimas enchentes ocorridas no município e criando esse novo aterro clandestino. “O local possui um mangue que está sendo aterrado e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente está inerte diante da situação que já é conhecida de todos”, enfatiza.

Jorjão citou que o dano ao meio ambiente é notório devido ao acúmulo de lixo. Apontou que no local há fogo diariamente, com uma fumaça tóxica. “Já há notícias de crianças passando mal por conta da fumaça que toma conta da Colégio Aureliano Portugal que está próxima do local”, completou.

PREFEITURA

Segundo prefeitura, entulhos estão sendo levados para Barra Mansa – Foto: Divulgação

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Claro informou que foi realmente após as últimas chuvas que começou a depositar entulho na parte de trás do campo de futebol do bairro Estação. A intenção é sempre fazer a transferência para o Centro de Tratamento de Resíduos localizado em Barra Mansa, o que segundo a prefeitura, tem sido feito. Tanto que nesta quarta-feira havia funcionários recolhendo entulhos segundo fotos enviadas pela assessoria. “Desde o início deste corrente mês os trabalhos de remoção do material seguem para o destino citado conforme notas de entrada e saída do material”, diz a nota enviada após também demonstrar essas entradas e saídas dos materiais.

Sobre as fotos enviadas onde aparecia fumaça nos entulhos, a assessoria informou que uma pessoa, sem autorização, foi ao local e espalhou o entulho. Outra teria colocado fogo. “Entretanto, os equívocos já foram corrigidos e o trabalho já está na fase final de remoção do entulho oriundo das últimas duas chuvas que ocorreram no município”, finaliza a nota.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos