Descanso: o ano de 2020 terá mais feriados em dias úteis

0

SUL FLUMINENSE

O ano de 2019 terminou com uma folga generosa no calendário para a maioria dos trabalhadores, emendando os feriados de Natal (25/12) e Dia da Confraternização Mundial (1º janeiro), gerando recesso principalmente em repartições públicas. Apesar desta quinta-feira, dia 2, ser o primeiro dia útil do ano bissexto de 2020, a jornada de trabalho terá início, de fato, para uma parcela de trabalhadores na segunda-feira, dia 6.

Os feriados prolongados fazem parte do calendário anual do brasileiro, uma prática que gera muita discussão por ter consequências na produção industrial do país. Mas, ao mesmo tempo que setores da indústria e outros segmentos reclamam das seguidas interrupções, as empresas do setor de turismo e lazer aprovam pelo maior fluxo de visitantes e consumidores.

O calendário de 2020 terá nove feriados nacionais, sem contar datas estaduais e municipais. Haverá oportunidade de ocorrer seis feriados prolongados, a partir de feriados nacionais. Vale lembrar, que o Carnaval será celebrado no dia 25 de fevereiro, mas apesar do apelo, não é considerado feriado, apenas ponto facultativo federal.

O Carnaval acontece em fevereiro, data é considerada ponto facultativo federal – Foto: GRES Mangueira

Em abril, a Sexta-feira da Paixão será dia 10 e o Dia de Tiradentes, na terça-feira, dia 21. Em Maio, o Dia do Trabalho, celebrado no dia 1º, com folga para todos os trabalhadores, será numa sexta-feira. Em junho, o dia 1º, data do aniversário de Itatiaia, será numa segunda-feira. Para as cidades que consideram feriado o Dia de Corpus Christi, oficialmente um dia de ponto facultativo, a data cairá no dia 11, uma quinta-feira. Passando para o mês de julho, os volta-redondenses terão o feriado municipal de aniversário da cidade, no dia 17, uma sexta-feira.

INDEPENDÊNCIA E FINADOS

No segundo semestre, o dia 7 de setembro (Dia da Independência) cai numa segunda-feira. No mesmo mês, o aniversário de Resende, dia 29, será numa terça-feira. Em outubro, o aniversário de Barra Mansa, no dia 3, será celebrado num sábado. No dia 12 (Dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida/Dia das Crianças) nova chance de feriado prolongado com a data caindo numa segunda-feira.

O feriado de 7 da Independência será celebrado numa segunda-feira – Foto: Gleisiane Carvalho/PMR

Em novembro, o dia 2 (Dia de Finados), será em uma segunda-feira, porém, o dia 15 (Proclamação da República), será domingo. Pra ‘compensar’ o feriado estadual do Dia da Consciência Negra, dia 20, será celebrado numa sexta-feira. Nas Agulhas Negras, a cidade de Porto Real celebrará o aniversário de emancipação no dia 5, com feriado municipal em uma quinta-feira. E, dia 25 do mesmo mês, será a vez do aniversário de Quatis, com o feriado municipal caindo numa quarta-feira.

No mês de dezembro, o Natal (dia 25), será celebrado numa sexta-feira e a virada de ano, na semana seguinte, será entre quinta (31/12) e sexta-feira (1º/01/2021).

TURISMO

O calendário de 2020 promete ainda mais feriados em dias úteis num comparativo com 2019. Serão nove feriados nacionais em dias de semana, quase o dobro do ano passado. Empresas do setor de turismo estão otimistas pela boa oportunidade de negócios. Segundo um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o impacto do turismo gerou uma participação de US$ 8,8 trilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) mundial (10,4%). O estudo do Conselho analisou 185 países, de 25 regiões geográficas ou econômicas. A entidade é a principal consultoria independente de turismo no mundo.

Para a coordenadora da Escola Superior de Gestão de Turismo do Centro Universitário Internacional Uninter, Grazielle Ueno Maccoppi, o impacto dos feriados no turismo do Brasil é positivo. ‘‘As pessoas tendem a buscar por destinos próximos, onde entram na disputa atrativos regionais e, dependendo da quantidade de dias, até destinos nacionais’’, explica.

Penedo é um dos destinos mais procurados no Sul Fluminense durante os feriados – Foto: Divulgação/PMI

Para grande parte da população, os feriados são uma das poucas opções de descanso e período para viagens já que muitos trabalham ou estudam presencialmente. Por esse motivo, a coordenadora explica que é preciso se atentar às tarifas de alta temporada. ‘‘A grande maioria dos meios de hospedagem aplicam a tarifa de alta temporada, acrescentando até 30% aos valores das diárias’’, explica Grazielle.

Apesar disso, caso haja um planejamento prévio, o feriado é uma boa ocasião para conhecer novos lugares. ‘‘É sempre um bom momento para viajar pelo seu estado e conhecer destinos turísticos próximos’’, diz a coordenadora.

PLANEJAMENTO

Para os feriados de 2020, a dica é antecedência e planejamento. Quanto antes a organização for feita, mais condições de boas negociações podem acontecer. Segundo a especialista, não é só com passagens que o viajante deve se preocupar. É importante verificar restaurantes para reservar previamente, verificar a agenda cultural da cidade e garantir ingressos de eventos antes da data prevista, além de estudar opções para não gastar além do planejado.