DER envia equipes para reparos na RJ-163 que liga a Dutra a região de Visconde de Mauá

0

RESENDE/RIO

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) informou na tarde de quinta-feira, dia 03, que equipes realizam reparos na estrada RJ-163 que liga a Rodovia Presidente Dutra ao distrito de Visconde de Mauá, na região serrana da cidade. A estrada foi atingida por fortes chuvas na tarde da última quarta-feira, dia 02. A tempestade abriu uma cratera na rodovia, deixando o trânsito em meia pista, na altura do Km 16,5. A RJ-163 possui 28 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Resende e Itatiaia. É uma das principais rotas turísticas para região.

O órgão está atuando de forma emergencial para reestabelecer a segurança do tráfego, que está no esquema pare e siga neste trecho.

O DER-RJ enviou equipes ao local quando soube dos problemas ocorridos na RJ 163. “Estamos realizando o serviço de acudir para retomar a normalidade dos acessos de veículos. Após está primeira ação, iremos fazer a reconstrução do asfalto, com novas manilhas”, afirmou o diretor da 5ª Roc de Barra Mansa, Fabrício Ricardo de Oliveira, que ressaltou o empenho do novo presidente do DER-RJ, Uruan Cintra de Andrade, em resolver o mais rapidamente o problema.

O engenheiro também destacou que todo este processo leve em torno de 10 dias. Para realizar a obra serão utilizados uma retroescavadeira, uma escavadeira hidráulica, dois caminhões e cerca de 20 homens.

O trânsito está em meia pista, na altura do Km 16,5, funcionando em sistema Siga e Pare-Divulgação DER-RJ

Defesa Civil de Resende orienta

A Defesa Civil de Resende está orientando os motoristas que tenham cautela ao trafegarem pela RJ 163.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Atanagildo de Oliveira Alves, as recorrentes chuvas de verão que tem atingido a região fez com que o solo cedesse, abrindo um buraco no meio da pista, em uma curva fechada localizada na estrada. “A sequencia de chuva forte nos últimos dias abriu um buraco no meio da pista e, justamente em uma curva fechada. Pedimos aos motoristas que puderem, não passem pela RJ 163. Eles podem seguir viagem pela RJ 161 que é uma estrada alternativa para chegar até a região de Visconde de Mauá e adjacências. Caso não tenha jeito, os motoristas devem prestar muita atenção ao trafegar na RJ 163, devido aos buracos no meio da pista e em alguns trechos da estrada”, explicou Atanagildo, acrescentando que a responsabilidade sobre a estrada é do Governo do Estado. Ele ainda aconselha os motoristas a evitarem passar na RJ 163 a noite. “Se as pessoas tiverem que passar nesta estrada tenha cautela. O ideal é seguir viagem bem devagar, prestando atenção na pista. Quem puder, não viaje no período da noite”, alertou.

Alves disse que uma equipe da Defesa Civil vai fazer uma vistoria técnica na estrada nesta sexta-feira, dia 04. “Vamos subir a serra amanhã bem cedo e verificar toda a estrada. A ideia é fazer um relatório mais conclusivo para enviarmos ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) pedindo um reparo na estrada. Enquanto isso, solicitamos aos motoristas atenção a utilizar a estrada”, informou o diretor, acrescentando que a Defesa Civil sinalizou com cones e fitas os trechos que estão os buracos.

Deixe um Comentário