Deputados estaduais são empossados; região tem seis eleitos

0

Na Câmara Federal, Luiz Antonio Correa, embora não tenha sido eleito, terá uma cadeira

ESTADO/SUL FLUMINENSE

A posse dos 70 deputados estaduais foi realizada na tarde desta quarta-feira, 1, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Da região Sul Fluminense, seis parlamentares foram empossados: Gustavo Tutuca (PP), André Corrêa (PP), Célia Jordão (PL), Munir Neto (PSD), Jari Oliveira (PSB) e Tande Vieira (PP).

Gustavo Tutuca tomou posse para seu quarto mandato consecutivo na Alerj. Ele teve 52.976 votos e foi o parlamentar estadual mais votado pelo PP e também o da região. “É o fim de um ciclo e início de outro. A sensação de dever cumprido agora dá lugar à imensa vontade de continuar trabalhando pela população do estado do Rio de Janeiro. Só tenho a agradecer a todos que estiveram comigo nessa jornada, à minha família e, especialmente, ao meu pai, o eterno prefeito Tutuca. Ele não está mais entre nós mas sinto sempre a sua presença, a sua energia me guiando”, disse Tutuca, que usou a mesma gravata que seu pai usou na sua última posse como prefeito de Piraí, que faleceu no ano passado.

Tutuca fala de uma das principais leis de sua autoria, que é a Lei do Aço, que prevê um regime tributário diferenciado para as indústrias do setor instaladas no estado, aumentando a competitividade do Rio em relação aos estados de Minas Gerais e São Paulo, e gerando cerca de cinco mil empregos diretos na região Sul Fluminense.

Gustavo Tutuca – Foto: Divulgação

Apesar de empossado, Tutuca deve se licenciar nesta quinta-feira, após a eleição da Mesa Diretora para retornar para a Secretaria de Estado de Turismo.

Outra que representa a região na Alerj é Célia Jordão. Ela assumiu o segundo mandato (foi reeleita com 49.680 votos), sendo a única mulher a representar as regiões Sul e Costa Verde. Célia se comprometeu a atuar pela geração de empregos, em defesa do bem-estar social para jovens e crianças e pela igualdade de direitos para as mulheres na política e no mercado de trabalho.

Célia Jordão – Foto: Divulgação

Jari Oliveira, eleito para seu primeiro mandato com 27.288 votos, foi três vezes vereador em Volta Redonda. Ele teve duas passagens pela Alerj como suplente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), entre dezembro de 2021 e março de 2022 e novamente entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. “A minha missão é honrar todos os votos que tive, trabalhando em prol de todos os cidadãos fluminenses. A participação popular sempre foi a minha marca, portanto a voz da população é e sempre será o meu norte”, afirma Jari, completando que lutará por políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento sustentável do Estado, com olhar para a economia local, incentivando vocações de cada região.

Jari Oliveira – Foto: Divulgação

Os três deputados foram questionados sobre quem escolherão para presidência da Casa Legislativa, cuja sessão acontece nesta quinta-feira, mas não responderam, assim como o deputado André Corrêa, que teve 52.352 votos.

Munir Neto foi eleito com 35.677. Sobre a escolha da presidência, será em Rodrigo Bacellar, um dos candidatos. “ Logo que fui eleito, o governador pediu apoio para o candidato dele e dei minha palavra. O Governo do Estado tem sido parceiro de Volta Redonda há quatro anos. Só havia um candidato na época. Mas não é porque agora tem outro que vou quebrar minha palavra. E independentemente de quem ganhe, vou trabalhar pelo Sul Fluminense e por todo o estado do Rio. É para isso que fui eleito”, disse.

Munir Neto – Foto: Divulgação

Outro que seguirá por essa linha é Tande Vieira, eleito para seu primeiro mandato com 45.785. Disse que a escolha de seu partido é para Rodrigo Bacellar. Empossado, Tande destacou que está ansioso para poder trabalhar pelo desenvolvimento da região, representando a população nas grandes questões que serão debatidas nos próximos quatro anos.

Tande Vieira – Foto: Divulgação

A presidência da Casa será disputada por dois deputados do mesmo partido. Bacellar já era um nome falado desde o ano passado. Ele ocupava a Secretaria de Governo de Cláudio Castro e é o candidato do governador. O outro postulante é Jair Bittencourt, também do PL. O deputado ocupou a pasta de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento de Castro.

Nesta legislatura, a Alerj contará com 32 novos parlamentares e 38 reeleitos. Tem destaque o crescimento da bancada feminina, que representa 21,4% do total de parlamentares – em 2018, tinham sido eleitas 12 mulheres. A maior bancada será do PL, com 17 parlamentares.

André Corrêa – Foto: Reprodução

Na Câmara Federal os 513 deputados tomam posse

Foram empossados também ontem os 513 deputados federais eleitos para a legislatura de 2023-2027. A sessão foi realizada no Plenário Ulysses Guimarães pela manhã. A tarde foi a reunião para a eleição do novo presidente da Casa e da Mesa Diretora para o biênio 2023-2024. Arthur Lira foi reconduzido ao cargo com 464 votos, votação recorde, após reunir apoio de partidos de diferentes posições políticas.

O Estado do Rio conta com 46 deputados federais. Nenhum do Sul Fluminense conseguiu se eleger em outubro, mas uma cadeira terá essa representatividade. Isso porque Dr. Luizinho, já secretário de Saúde do Estado, se licenciará e o suplente é Luiz Antonio Corrêa, que cumpriu seu primeiro mandato de 2018 a 2022.

Deixe um Comentário