BARRA MANSA
Os deputados Antonio Furtado (federal) e Marcelo Cabeleireiro (estadual) se reuniram com o delegado da 90ª Delegacia de Polícia, Ronaldo Aparecido, para fazer as últimas considerações sobre a proposta apresentada para a implantação de uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam). A proposta foi feita ao secretário Estadual de Polícia Civil, Allan Turnowski.
A Deam pode ser instalada no espaço onde funcionava a antiga corregedoria da Polícia Civil, no Centro. O prefeito Rodrigo Drable apoia a ideia e será necessário que a prefeitura auxilie nas questões relacionadas à reforma e adequações necessárias no prédio.
O deputado Antonio Furtado apontou que existe uma preocupação em oferecer às mulheres um ambiente cada vez mais adequado para que os casos de violência possam ser reprimidos. “A mulher merece um tratamento de qualidade. É por isso que nossa luta é pela inauguração de uma Deam em Barra Mansa. Fácil não é. O Estado vive um momento de recuperação fiscal, mas, certamente, na união de esforços e com um trabalho de equipe, vamos conseguir que essa delegacia seja instalada”, afirmou o deputado que foi delegado.
Para o deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, a população sonha com a implantação novamente da Deam na cidade. “Vamos trabalhar junto ao governo do Estado, com o secretário de Polícia Civil, para que consigamos implementar esse projeto. Será um trabalho de parceria, prefeito, deputados e polícia civil”, destacou. A fala é compartilhada pelo delegado Ronaldo Aparecida, que citou como a cidade sofre com a falta dessa atenção especial à mulher. “Elas merecem ter um espaço preparado para serem atendidas com mais qualidade”, disse.
DADOS NO BRASIL
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) aponta que o Brasil registrou 648 feminicídios no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019. O aumento no número de casos foi associado a pandemia e ao isolamento. Mesma situação foi observada em todos os país, segundo levantamento da ONU Mulheres.