VOLTA REDONDA
A renovação do convênio entre o Governo do Estado e a Casa da Criança e do Adolescente de Volta Redonda será solicitada pelo deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC). Ele esteve nesta quarta-feira, 2, na instituição e também no núcleo do Projeto Curumim do bairro Volta Redonda. Atualmente os dois projetos estão funcionando parcialmente, com apoio de voluntários, e com redução de equipe devido à falta de recursos.
Segundo a coordenadora administrativa da Casa da Criança e do Adolescente, Francinele da Silva Ribeiro Viana e o tesoureiro Dalmo Moreira de Paula, a falta do convênio está causando um prejuízo grande às crianças e adolescentes atendidos. “A Casa da Criança é a única instituição da região que trabalha com crianças vítimas de violência. Juntamente com a Casa da Criança de Nova Friburgo, atendemos 24 municípios do Estado”, ressaltou Francinele.
No local são oferecidas ações voltadas para o desenvolvimento social, assim como atividades no contraturno escolar, além de apoio às vítimas de agressão. O Núcleo de Atenção à Criança e Adolescente Vítimas de Agressão (NACA) é financiado pela FIA e oferece apoio às famílias para garantir atendimento médico. Cerca de 300 crianças são atendidas com ajuda de mais de 50 médicos voluntários.
No entanto, outros dois projetos realizados por meio de convênio com o governo estadual estão dependendo de voluntários para continuar funcionando, mesmo assim, com equipe reduzida e, consequentemente, um número menor de assistidos. O Programa Cuidar é um deles. Atendia 316 crianças e adolescentes até 18 anos e agora precisou diminuir os atendimentos pela falta de recurso. O Cuidar é voltado às vítimas de agressão, na maioria das vezes, dentro da própria casa. O convênio expirou em setembro de 2020 e ainda não foi renovado.
O programa Curumim teve seu convênio finalizado em outubro do ano passado. São dois núcleos: um no bairro Volta Grande e outro na 249, atendendo 195 e 120 crianças, respectivamente. Desde abril, as ações do projeto estão sendo realizadas parcialmente, dependendo de ajuda dos voluntários. O Curumim é destinado às crianças e adolescentes entre quatro e 18 anos e oferece uma série de atividades como aulas de música, violão, violino, coral, taekwondo, reforço escolar, além de acompanhamento profissional nas áreas de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia e enfermagem.
No núcleo do Volta Grande, o deputado Marcelo Cabeleireiro se reuniu com a coordenadora, Nercy Macedo dos Santos. O parlamentar garantiu que reforçará a importância de renovação dos convênios junto ao governador Cláudio Castro e ao presidente da Loterj, Oswaldo Ribeiro. “Em abril, tratei sobre esse assunto com o governador e novamente vou reforçar o pedido. Tenho certeza que, dentro do possível, teremos todo apoio. Também vou conversar com o prefeito Antônio Francisco Neto para ver a possibilidade de ampliar o apoio que o governo municipal já tem dado à instituição”, ressaltou Marcelo.