Deputado solicita caminhão itinerante para reforçar campanha contra sarampo na região

0

ESTADO/MÉDIO PARAÍBA
O deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC), enviou um ofício ao secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos e protocolou indicações na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), solicitando uma campanha de vacinação contra o sarampo em 18 municípios da região do Médio Paraíba, com urgência, através de um caminhão itinerante. O fato se deve a baixa adesão na vacinação em todo o estado e também da região ter registrado um caso. O deputado se refere a confirmação em Barra do Piraí, no início desse mês, onde um homem, de 48 anos, foi medicado, recebeu alta e passa bem.
A campanha, segundo pedido do deputado, atingiria as cidades de Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itatiaia, Mangaratiba, Mendes, Paraty, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Vassouras e Volta Redonda. “A população vem sendo informada através da mídia sobre a campanha em todo o Rio de Janeiro, entretanto, muitos parecem pouco sensibilizados em procurar os postos de vacinação. Com a presença do caminhão itinerante fica, sem dúvida, mais fácil o acesso para os munícipes destas cidades”, analisou o deputado.
Por conta do apoio que tem recebido do Estado, o deputado acredita que terá uma resposta rápida da viabilidade de seu pedido.
CASO DE SARAMPO EM BARRA DO PIRAÍ
A confirmação do primeiro caso de sarampo na região foi dada pela Prefeitura de Barra do Piraí no dia 1º de fevereiro. A prefeitura informou que ele estava em um hospital particular desde o final de janeiro, tinha sido medicado, recebeu alta e passava bem. Pessoas próximas tiveram que tomar a vacina contra o sarampo para bloquear a contaminação.
A campanha contra o sarampo está acontecendo nos postos de saúde de cidades da região. A meta é imunizar pessoas entre seis meses e 59 anos de idade. A recomendação é que gestantes e imunodeprimidos — pessoas com o sistema imunológico enfraquecido — não devem se vacinar.