BARRA MANSA
O andamento do projeto para a implantação de uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) na cidade. Esse foi o objetivo do deputado federal Delegado Antonio Furtado (União Brasil) quando esteve na última terça-feira, 12, no Departamento Geral de Polícia de Atendimento à Mulher (DGPAM), Centro do Rio de Janeiro. Ele se reuniu com a diretora do órgão, a delegada Gabriela Von Beauvais.
Inicialmente já se tinha discutido que a ideia seria uma adequação no imóvel que já abriu a delegacia de Barra Mansa, na Rua Pinto Ribeiro, Centro, abrangendo a ampliação das salas e do estacionamento. “Será uma grande conquista para as mulheres e um reforço no combate à violência. A delegada Gabriela apoia a ideia e se colocou à disposição para buscar a breve implantação. Paralelo, o prefeito Rodrigo Drable é um defensor deste projeto, inclusive disponibilizando verba da própria prefeitura para a futura reforma das instalações. Também preciso destacar o trabalho do deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, que sempre esteve ao nosso lado, reafirmando o seu compromisso com essa iniciativa”, frisou.
Emendas serão destinadas em Brasília pelo deputado federal para que a nova unidade da Deam seja equipada, oferecendo à população um serviço de qualidade, eficiente e humanizado. “Lamentamos qualquer tipo de violência cometida contra o público feminino, no entanto, sabemos também que os crimes, embora firmemente combatidos, deixam traumas nas vítimas. Precisamos ampliar a rede de apoio direcionada às mulheres. A implantação da Deam é um pleito antigo meu e continuarei trabalhando para que esse projeto saia do papel”, disse.
O deputado ainda falou sobre o aumento dos delitos contra as mulheres durante a pandemia. Para ele, o confinamento e a proximidade do agressor acabaram aflorando os conflitos. Para Furtado, esse período gerou graves consequências para mulheres que já sofriam algum tipo de violência. “A criação da Deam em Barra Mansa dará continuidade ao trabalho realizado com excelência pelos agentes da 90ª DP. De forma mais especializada, os casos serão apurados e solucionados. Além disso, acredito que a presença da unidade colabora para coibir os crimes e conscientizar a sociedade”, concluiu o deputado.