VOLTA REDONDA
Para marcar o Dia Estadual das Entidades Filantrópicas, lembrado no último dia 7 de março, o deputado estadual Munir Neto (PSD) promoveu nesta segunda-feira, 10, um café da manhã na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAP-VR). O objetivo, além de fazer uma aproximação entre as entidades e o deputado, foi abrir um espaço para colocação de dúvidas e apresentar sugestões. Representantes de mais de 50 entidades participaram.
Ainda estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social de Volta Redonda, Rosane Marques, a Branca, a vereadora Carla Duarte (PSD), representantes dos conselhos municipais de Assistência Social, da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Defesa da Criança e do Adolescente, de Segurança Alimentar, além da AAP-VR, FOA (Fundação Osvaldo Aranha) e NAC (Núcleo de Ação Comunitária).
Munir lembrou que foi secretário de Assistência Social em Volta Redonda por mais de 15 anos e junto com as entidades fizeram a área da cidade ser reconhecida em todo o Brasil. “Isso foi por causa do trabalho de vocês, das secretarias municipais e suas equipes, além do olhar especial do prefeito (Antonio Francisco) Neto para a assistência social”, disse o deputado, agradecendo o trabalho realizado.
O deputado salientou a importância das entidades estrarem com a situação cadastral regularizada junto aos órgãos municipais, estaduais e federais, para terem acesso a verbas e projetos. Munir informou aos presentes que uma articulação com o prefeito Antonio Francisco Neto está sendo realizada para que aconteça um chamamento público para as entidades apresentarem projetos a serem financiados pelo Poder Público, por meio do
Fundo Municipal de Assistência Social. Segundo o deputado, nesse ano voltará o Arraiá da Cidadania, que tem toda a renda conquistada revertida para as entidades filantrópicas participantes.
Na Alerj, o deputado é presidente da Comissão da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, titular da Comissão da Pessoa com Deficiência, integra a Comissão de Cultura, além de coordenar a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Doenças Raras, que lançou o Estatuto da Pessoa com Doença Rara, o primeiro do tipo no Brasil. “Nós fazemos na Alerj um trabalho muito focado na assistência social, preocupado em melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa é a nossa prioridade, e estaremos sempre com as portas abertas para ajudar as entidades de Volta Redonda, do Sul Fluminense e de todo o estado do Rio de Janeiro”, finalizou o parlamentar.