Deputado Munir se reúne com ambientalistas em Volta Redonda para discutir sobre a Pedreira da Voldac

0

VOLTA REDONDA
Após encontro com ambientalistas do Movimento Pela Ética na Política (MEP), no município, realizado na última sexta-feira, dia 17, o deputado estadual Munir Francisco, retornou nesta segunda-feira, dia 20, à sede do Movimento. Acompanhado pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Miguel Arcanjo, o parlamentar retomou a discussão sobre o projeto Pedreira da Voldac.
Ao apresentar o secretário aos ambientalistas, o deputado destacou que a iniciativa de convidar o secretário do Meio Ambiente e assessores foi para ajudar nos esclarecimentos técnicos sobre o local, dada a importância da proposta do MEP. “Quero ajudar”, comentou o deputado.
UNIDADE DE CONSERVAÇÃO
Durante o encontro, a equipe socioambiental do MEP, apresentou a proposição para transformação da Pedreira da Voldac em um Monumento Natural (MONA), para que no espaço público a preservação da biogeodiversidade seja preservada e reconhecida. A ideia, de acordo com os ambientalistas, é fazer também transformar a área em um ‘Ponto do Projeto Caminhos Geológicos do Estado do Rio de Janeiro’.
Após a apresentação do projeto, o secretário reagiu e apresentou alguns encaminhamentos. “O pleito de vocês é muito positivo, porém há necessidade de liberação pelo Ministério Minas e Energia, para que desconsiderem que atualmente não cabe mais na pedreira exploração mineral por vários motivos. Com este parecer podemos avançar”, afirmou o secretário de Meio Ambiente.
NOVOS PASSOS
Após debates e considerações, o deputado Munir, na linha do secretário, sugeriu que o MEP encaminhe documento à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) fazendo a solicitação e argumentando os potenciais científicos, educacionais e de lazer da pedreira, e reitere que está desativada e da sua impossibilidade de retorno de extração mineral. “Façam o documento à SMMA, expondo que não cabe mais exploração mineral no local, informe seus potenciais, tão logo tenha o parecer da SMMA e falem comigo. Vamos aguardar documento- resposta da SMMA e na sequência vou agendar com a Secretaria Estadual de Energia, vamos avançar na proposta”, concluiu o deputado

 

Deixe um Comentário