BARRA MANSA/ MÉDIO PARAÍBA
Como estão os agendamentos realizados nos postos do Detran? É isso que o deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC) quer saber. Ele está fiscalizando o funcionamento do órgão para verificar diversas reclamações feitas por usuários. Recentemente, esteve no posto de Barra Mansa e tem acompanhado em outras cidades da região. Segundo Marcelo, já esteve algumas vezes na sede do órgão, no Rio de Janeiro, para cobrar o funcionamento dos serviços.
O deputado apontou que há muito para ser melhorado. “Dentro do possível e especialmente pelas restrições em decorrência do Coronavírus, o presidente do Detran, Adolfo Konder, tem feito um bom trabalho e se esforçado para melhorar o atendimento ao público. Estive várias vezes com ele, cobrando algumas medidas, assim como com o governador Cláudio Castro, que também tem nos ajudado”, destacou, informando que em breve será implantado em Itatiaia um posto de identificação civil.
Marcelo Cabeleireiro esteve ainda em outros postos da região. Contou que se reuniu recentemente com despachantes de Volta Redonda. Há em Angra dos Reis reclamação também acerca dos agendamentos. O parlamentar apontou que é necessário aumentar o efetivo, pois a carência de funcionários é o que tem causado essa morosidade em alguns procedimentos e reduzido a capacidade de atendimento diário.
EM BARRA MANSA
Na visita que fez ao posto do Detran, no bairro Saudade, em Barra Mansa, foram verificadas as condições estruturais pois o local passou por revitalização para amenizar os transtornos causados em decorrência das filas. Foi ampliado o espaço do pátio e as vagas foram demarcadas.
Segundo o que foi apurado com os supervisores dos setores de Identificação Civil e Habilitação, no setor de documentação são realizados 40 atendimentos diários. No de habilitação são cerca de 150 atendimentos, incluindo processos administrativos, emissão de primeira e segunda via da Carteira Nacional de Habilitação, transferências, entre outros. Sobre as vistorias de veículos e troca de placas são 150 atendimentos. O deputado constatou que os atendimentos estão sendo feitos dentro do horário previsto.
Uma reclamação que virou indicação na Alerj por parte do deputado é o fato do posto de Barra Mansa não oferecer emissão da carteirinha para visita dos presidiários, tendo os familiares precisando ir a Volta Redonda ou Porto Real solicitar o documento. Marcelo solicita que o serviço também seja oferecido em Barra Mansa.
Ao deputado, os supervisores destacaram que muitas pessoas estão preocupadas com a dificuldade no agendamento devido ao pagamento do Duda, porém, não é preciso ter pressa, pois o Duda vale por cinco anos e o valor pago não é perdido. Sobre a renovação da CNH, também não é necessário ter pressa, já que a portaria 209 de 25 de março de 2021, do Coortran, prorrogou o vencimento por tempo indeterminado.