ESTADO/SUL FLUMINENSE
Pioneiro no país com o trabalho realizado de apoio às vítimas de violência urbana, seja agentes públicos de segurança, seus familiares ou a população em geral, a Secretaria Estadual de Vitimização e Amparo à Pessoa com Deficiência tem desenvolvido atendimento voltado também para familiares que tiveram alguma perda devido ao Coronavírus. Com afinidade pelo trabalho que é realizado no secretaria do Estado, o deputado federal Delegado Antonio Furtado esteve com a secretaria Priscila Oliveira para entender como a ampliação dos atendimentos foi possível, mesmo em época de pandemia.
“Tenho muita preocupação com relação a questão das vítimas da violência no nosso Estado. O trabalho desenvolvido pela secretaria de vitimização sempre me chamou a atenção e agora fiquei sabendo que estão atendendo também as famílias das vítimas da Covid-19. Meu compromisso é trabalhar para que essa secretaria continue na função de dar uma luz em um momento tão difícil que é a perda de vidas”, destacou o parlamentar.
Para que fosse possível aumentar o atendimento, a Secretaria de Vitimização conta com o apoio de psicólogos voluntários que atuam em atendimentos com terapia de maneira remota. “De maneira não remunerada, alguns psicólogos associaram o trabalho que desenvolvem à Secretaria e assim foi possível aumentar o atendimento que fazemos. Esses profissionais prestam um trabalho importantíssimo de terapia com essas famílias. A região Sul Fluminense é uma das que mais tem recebido esse atendimento remoto”, declarou a secretária Priscila Oliveira.
Para ampliar ainda mais os atendimentos oferecidos, uma parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia tem possibilitado a realização de pesquisas e estudos focados no tratamento de famílias vitimadas pela violência. “Como delegado de polícia, quero que nosso estado esteja cada vez mais seguro, sem que seja preciso intervenções mais drásticas da força policial. Qualquer vítima é motivo de sofrimento, especialmente, para os familiares. Precisamos trabalhar para diminuir o número de vítimas e também atender quem de fato necessita”, afirmou o deputado.