Deputado federal Antonio Furtado defende revisão no índice que reajusta benefícios de aposentados e pensionistas

0

BRASÍLIA/VOLTA REDONDA
O deputado federal Delegado Antonio Furtado esteve no início da semana na Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Rio de Janeiro (FAAPERJ) para uma reunião com a presidente da entidade, Yedda Gaspar. A defasagem salarial da categoria foi a principal pauta. O ativista digital e pré-candidato a deputado estadual, Felipe Brito, também participou do encontro.
Para Furtado, a disparidade no índice de reajuste anual é o fator responsável pela redução do poder de compra de milhares de beneficiários do INSS. “O valor do aumento repassado aos aposentados e pensionistas deve ser baseado nos custos de vida desse público, para que o poder de compra não seja drasticamente reduzido. Houve quem contribuiu para receber cinco salários mínimos e hoje recebe pouco mais de um. Precisamos garantir que o reajuste seja promovido de forma justa. Quem tanto já trabalhou e fez pelo desenvolvimento do nosso país, deve ter o direito de envelhecer de maneira digna”, destacou.
TRABALHO CONTINUA
Durante a reunião, o parlamentar também falou sobre a luta para a aprovação do 14° salário e as dificuldades enfrentadas para que o abono extra seja concedido a aposentados e pensionistas. “As tentativas de negociação na Câmara Federal não foram ainda positivas, infelizmente.  Mas não vamos desistir. O trabalho continua mais forte do que nunca. Como uma alternativa, apresentei paralelamente o projeto do pagamento em dobro, que permite a antecipação do valor referente a uma renda mensal no mês de janeiro, e sua restituição em 11 parcelas. É uma iniciativa abrangente, que favorecerá segurados do INSS, servidores públicos federais, beneficiários do BPC/LOAS e de programas sociais”, explicou.
CRIAÇÃO DE UMA BANCADA ESPECÍFICA
O deputado defende a criação de uma bancada específica, na Câmara Federal, para tratar de assuntos referentes a aposentados e pensionistas. Ele afirmou que se trata de uma ideia do advogado tributarista Sandro Gonçalves, pré-candidato a deputado federal por Minas Gerais, fundamental para que as categorias contem com uma equipe de parlamentares que se dedique ao planejamento de ações e apresentação de propostas direcionadas à garantia e ampliação de direitos.
Yedda Gaspar, presidente da FAAPERJ, ressaltou a importância de incentivar a criação e fortalecimento das associações de aposentados e pensionistas, como um canal para que a categoria busque apoio e orientação. Furtado citou a Associação de Aposentados e Pensionistas (AAP-VR) de Volta Redonda como um modelo para todo o país. “É necessário reconhecer e valorizar as ações desenvolvidas pela AAP-VR, brilhantemente coordenado pelo presidente Ubirajara Vaz, como um exemplo a ser seguido. É necessário ter a consciência de que a união traz ótimos frutos. Apoiando o surgimento de novas associações nos municípios de cada estado, a representatividade de aposentados e pensionistas será potencializada e sua voz ecoará mais alto em todo o Brasil. Se Deus quiser, e com muito trabalho, faremos história”, concluiu o deputado.

 

Deixe um Comentário