SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA
O deputado federal Alexandre Serfiotis (PSD) tem acompanhado as ações para aquisição da vacina contra Covid-19. Na última semana, o governo federal editou medida provisória liberando cerca de R$ 2 bilhões a serem destinados para a Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, para aquisição de lotes da farmacêutica AstraZeneca e a transferência de tecnologia da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido. “Estou muito confiante de que tenhamos em poucos meses uma vacina para imunização da população contra a Covid-19”, disse.
O deputado lembrou que o acordo prevê a compra de 30,4 milhões de doses do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) ainda durante os estudos clínicos, para processamento final e controle de qualidade, a aquisição de mais 70 milhões de doses do IFA e a absorção total da tecnologia pela Fiocruz. “Sem dúvida, é uma grande notícia para a sociedade brasileira, que aguarda ansiosa por uma vacina. As medidas provisórias são normas com força de lei editadas pela Presidência da República em situações de relevância e urgência, como é o caso desta, por causa da pandemia da Covid-19. Elas precisam ser apreciadas posteriormente pelo Congresso Nacional para se converterem definitivamente em lei ordinária. No que depender da Câmara dos Deputados, não faltarão esforços e eu, como parlamentar, apoiarei incondicio4nalmente a sua aprovação”, explicou.
No final do mês de julho, o deputado federal fez parte de uma comitiva composta por 16 membros da Comissão Externa do Coronavírus da Câmara dos Deputados, que visitou a Fiocruz. “Foi uma grande oportunidade para conhecer mais de perto as ações desenvolvidas pela fundação, em parceria com o Ministério da Saúde, especialmente neste momento, no combate à pandemia da Covid-19. Conheci o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e a Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19 e conversei com pesquisadores e técnicos”, informou Alexandre que, por ser médico, solicitou à população, enquanto a vacina não fique pronta, que mantenha as medidas de prevenção, como uso de máscaras, lavar as mãos com sabão e evitar aglomerações.