BRASÍLIA/SUL FLUMINENSE
Com o crescimento no número de casos de contaminação pelo Covid-19 e a alta taxa de morte pela doença, cada vez mais é necessário agilizar o processo de vacinação no Brasil. Pensando nisso, o deputado federal Delegado Antonio Furtado participou, hoje (08/04), de uma reunião, em Brasília, com líderes humanitários com relacionamento com a empresa AstraZeneca que anunciaram a possibilidade da liberação de 100 milhões de doses da vacina.
“Tenho trabalhado para ajudar o Brasil como um todo. Com essa nova remessa de vacinas seria possível imunizar completamente quase 25% da população. Só no Rio de Janeiro são 17 milhões de pessoas e apenas 2,2% receberam as duas doses. Conseguir essa liberação de vacinas, emergencialmente, é extremamente necessário para conter o avanço do Covid-19 e garantir a imunização para os mais vulneráveis, como é o caso de idosos, profissionais da saúde, além dos profissionais de segurança pública e da educação”, explicou o parlamentar.
Essas doses chegariam ao 20 dias após o fechamento do contrato entre o Governo Federal e a empresa, vindas dos Estados Unidos. Para ser formalizado, é necessário o Ministério da Saúde enviar uma carta de intenções para celebração do contrato.
“Estamos muito esperançosos que seja possível fazer esse acordo e fechar o contrato com a empresa AstraZeneca para o envio das vacinas dos Estados Unidos. Ter 100 mil doses em 20 dias é dar agilidade no processo de vacinação no Brasil e garantir que o grupo prioritário seja imunizado e, certamente, estancar o avanço da doença”, destacou o deputado.
A tentativa de aquisição das 100 milhões de doses da vacina AstraZeneca recebeu o apoio da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que se comprometeu a ajudar a mobilizar o Ministério da Saúde para a liberação do imunizante para o Rio de Janeiro.
“Encontrei com a ministra Damares Alves na Comissão em Defesa da Pessoa Idosa e, além de falar sobre ações de enfrentamento aos casos de violência e maus tratos ao idoso, conversei sobre a possibilidade da liberação de novas doses da vacina e recebi o apoio na tentativa de mobilizar o ministério da saúde para essa causa. Esse é o nosso compromisso, acelerar a imunização para que todos os brasileiros tenham acesso à vacina”, afirmou o deputado federal Delegado Antonio Furtado.