>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Depois do Natal chega a época das trocas de presentes

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

O Natal passou, mas ficaram aqueles presentes que as pessoas ganham muitas vezes na cor errada, fora do gosto ou do tamanho. O Procon lembra, no entanto, que nenhuma loja é obrigada a trocar o produto se esse não apresenta nenhum tipo de defeito de qualidade ou quantidade.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente só tem direito à troca do produto se não for possível a substituição das partes defeituosas ou se o vício não for sanado no prazo máximo de 30 dias. Nesse caso, o consumidor poderá escolher entre a substituição do produto por outro em perfeitas condições, receber o dinheiro de volta ou, ainda, obter o abatimento proporcional do preço.

Entretanto, apesar de saber que não há obrigatoriedade na realização de trocas apenas por gosto ou tamanho, muitas lojas, para não gerar decepção e fidelizar o cliente, oferecem esse benefício em sua política de troca, que precisa, porém, estar exposta ao consumidor de forma clara, com todas as condições necessárias para utilização desse benefício.

Exemplo disso é o gerente de uma grande loja de roupas, Wilian Ramos Boreu, ele fala sobre o alto número de vendas durante este mês e sobre as trocas. “Tivemos um bom movimento durante o mês de dezembro, com um grande número de pessoas antecipando essas compras para o inicio do mês, por conta disso, estendemos o prazo para 20 dias de troca. Ouvimos de muitos clientes a frase, ‘se a pessoa não gostar, ela troca’; ou seja, a pessoa está mais interessada em presentear do que agradar. Por isso demos um prazo maior e esta semana será de grande movimento”, cita.


Ainda de acordo com ele, o momento gera ainda mais vendas e mais movimento. “Hoje, o dia está mais calmo, pois as pessoas ainda estão voltando de viagem, mas já registramos trovas e novas vendas por conta delas. Este é o momento de o cliente vir com calma, tempo e procurar o produto que mais agradar”, avalia.

Quem estava trocando presentes é a dona de casa maria das Graças Barbosa. “Meu filho ganhou uma camisa que não serviu, aproveitei o dia de hoje mais calmo para procurar algo do gosto dele com mais tempo. Além disso, aproveitei para comprar maia lembrancinhas”, cita.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Mansa (CDL-BM), Gleidson Gomes, destaca a importância das trocas de presentes após o Natal, que continuam movimentando as lojas da cidade e proporcionando uma excelente oportunidade para fidelizar clientes e gerar novas vendas. “Tradicionalmente, após a celebração natalina, muitos consumidores buscam realizar trocas, inclusive complementando as compras com produtos de seu interesse ou adquirindo mais itens. Este período estende-se até o Ano Novo, representando uma chance para os lojistas converterem a gentileza e o bom atendimento em novas oportunidades de venda”, destaca o empresário.

Segundo o presidente da CDL BM, nesta semana, é esperado um aumento na procura por artigos, especialmente roupas, acessórios e calçados, em preparação para as celebrações de Ano Novo. “Por isso, encorajamos os lojistas a aproveitarem essa demanda, proporcionando um ambiente acolhedor e um atendimento de qualidade durante as trocas, o que certamente irá contribuir para fechar o mês de forma positiva”.

Gleidson ainda ressalta que, dependendo dos estoques dos estabelecimentos, muitas lojas procuram fazer liquidações após o Natal. “Por isso, é importante que os consumidores fiquem atentos para aproveitar essas promoções e fazer bons negócios neste final de ano”, aponta.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos