VALENÇA
Vinte e sete pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro neste sábado, dia 4, em Valença, após policiais militares ambientais terem recebido informações do Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre guarda de animais silvestres.
De acordo com a equipe da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, os animais foram encontrados na Rua A, no Loteamento São Marcos. Chegando ao local denunciado, os agentes da 2ª UPAm fizeram contato com o morador e, durante fiscalização, constataram a existência de 11 coleiros, seis tico ticos, quatro canários da terra, três tiê sangue, dois bigodinhos e um curió, todos sem anilhas de identificação. Quando questionado acerca das licenças ambientais pertinentes para manter os pássaros em cativeiro, o mesmo informou que as aves seriam de seu irmão, mas que ele não se encontrava no local. Diante dos fatos e com base no artigo 29 da lei de crimes ambientais, os animais foram apreendidos e levados para a 91ª DP, para o registro da ocorrência.
Vale ressaltar que no Sul Fluminense, a população pode denunciar crimes contra o meio ambiente ao Linha Verde, através dos telefones 0300 253 1177 (custo de ligação local) e (21) 2253 1177, ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, disponível para celulares. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.