Dentista explica a importância dos idosos em cuidar da higiene oral

0

BARRA MANSA

Foi-se o tempo em que um idoso era alguém frágil de 60 a 70 anos sentado em sua cadeira de repouso, atualmente e cada vez mais, conhecemos idosos ativos, cheios de atividades e compromissos além de estarem conectados com as novas tecnologias e ligados nas redes sociais. As selfies são para todas as idades! E você? Como está seu sorriso nas fotografias? Pronto (a) para as alegrias desta vida?

De acordo com a Clínica Geral, Cirurgia oral, Dentística Restauradora e Estética Adesiva, Rebeca Calderoni, da Vértice grupo odontoógico, um sorriso bonito é muito mais que estética, é saúde e auto estima elevada. “A saúde bucal deve ser um objetivo comum à todas as idades. Assim entendemos que o idoso deu lugar aos jovens da terceira idade. Estamos no início de um novo ano e com as infinitas possibilidades que este ano pode nos oferecer, te convidamos à sorrir ou até mesmo à voltar à sorrir”, citou.

A profissional destaca que as faltas de dentes ainda são os problemas mais comuns. Uma prótese mal adaptada pode atrapalhar e muito o bem estar de alguém. “Deixar de sorrir com medo de ser surpreendido pela queda da prótese ou ter medo de falar para não sofrer nenhum constrangimento, é perda de vida. Aproveite esse livro em branco que é um novo ano e cuide-se bem vá em busca de orientação, esclareça suas dúvidas e planeje o melhor tratamento de acordo com suas necessidades e possibilidades”, citou.

Mesmo sabendo que pela história no Brasil os dentistas faziam muitas extrações a tristeza é sempre presente pelas faltas de dentes. Quantos pacientes nos procuram para realizar o sonho e ter um lindo sorriso, mas não conseguem descrever a causa das perdas dos dentes. “Várias doenças aparecem na boca e a causa mais comum das perdas dentárias é a presença da Doença Periodontal que atinge um grande número de indivíduos que por muitas vezes passam a vida sem saber que a possuem. Esta doença tem danos severos como a perda dos dentes causada pela perda óssea por ela provocada. Danos como este podem ser evitados com o tratamento adequado da doença que impede o seu avanço. Afeta várias áreas do nosso corpo como o coração, assim tratar das doenças da boca pode ser importante para aumentar o tempo de vida”, destaca.

Calderoni  acrescenta que quando o assunto é ausência de dentes, é importante saber que a odontologia atual conta com inúmeras formas de composição destas ausências, como próteses e implantes que devolvem um belo sorriso e a recuperação das funções básicas como fala e mastigação. O importante é não perder tempo para iniciar o tratamento. “Depois das doenças orais é muito comum com o passar dos anos os pacientes apresentarem desgastes das coroas dos dentes. Essas alterações são decorrentes das atividades funcionais como o bruxismo capaz de danificar o sorriso e gerar danos maiores como as dores das articulações da boca (ATM), assim é mais que merecedor realizar tratamento estético e funcional dos dentes presentes para a conquista de um lindo sorriso”, conclui.

 

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !