BARRA DO PIRAÍ
Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira, o prefeito Mario Esteves decretou situação de emergência em Barra do Piraí em razão do aumento do número de casos de dengue. A cidade tem 906 casos notificados pela doença e 424 casos confirmados. Registra dois dos nove óbitos divulgados no Estado do Rio de Janeiro. Barra do Piraí é a primeira da região a fazer esse decreto. No dia 21 de fevereiro o governador Cláudio Castro fez o decreto para o Estado.
Com o decreto, a prefeitura poderá promover diversas medidas de combate a dengue na cidade, especialmente na aquisição de insumos materiais, como a contratação de serviços para conter a situação. Dentre as medidas a serem realizadas, o prefeito citou a realização de visitas amplas e comunicadas a todos os imóveis públicos e particulares para verificação de focos da doença. Em especial sobre os locais que estiverem abandonados ou na ausência do proprietário, o decreto estipula o ingresso compulsório ao local.
O prefeito falou na coletiva sobre a operação Dengue 0, que acontecerá todos os finais de semana, a partir deste sábado e seguirá até o final do ano. O primeiro bairro a receber a operação será Santo Antônio, onde morava uma das pessoas que morreram vítimas da doença. Depois seguirá para o Complexo da Califórnia, onde morava a outra pessoa.
Mario ainda informou sobre a ampliação do atendimento das unidades hospitalares.
Ao lado do prefeito na coletiva estavam o secretário de Saúde, Dione Barbosa, e a diretora da Vigilância em Saúde, Irineia Sant’Anna.