Demandas socioambientais de Volta Redonda são apresentadas ao prefeito Neto durante reunião

0

VOLTA REDONDA

Os professores Fernando Pinto e Michel Bastos, pesquisadores da equipe ambiental do Movimento Pela Ética na Polícia (MEP) se reuniram na manhã desta sexta-feira, dia 14, com o prefeito Antônio Francisco Neto (DEM). Várias demandas socioambientais do município, fruto de intenso trabalho de pesquisas na comunidade e estudos ao longo de dois anos, constaram na pauta da reunião.

Estiveram presentes também na reunião, o vereador Paulinho AP e o ambientalista João Thomaz Araújo, assessor legislativo. O coordenador da equipe Ambiental do Movimento, o ecólogo Fernando Pinto, declarou que a reunião foi muito positiva. “Apresentamos a proposta em documento para criação da Unidade de Conservação, Monumento Natural Pedreira da Voldac (Mona), e também relatório da Pesquisa socioambiental realizada junto aos moradores de Volta Redonda em março de 2021”, contou Fernando.

O ecólogo informou ainda que a secretaria do MEP, já solicitou diretamente ao presidente da Câmara, vereador Neném, audiência, preferencialmente on line, para apresentar outras demandas da cidade à Câmara de Vereadores. Destacou também que o rico material envolveu mais de 600 entrevistas realizadas em todos bairros da cidade, fato que subsidiou dois seminários envolvendo especialistas e dezenas de participantes. Sobre a pesquisa, segundo Fernando Pinto, ficou sugerido que o Executivo aproveite os indicadores marcados pela população para serem incorporados ao Plano Plurianual (2021-2024).

 PONDEROU ALGUNS PONTOS

O biólogo Michel Bastos, responsável pela pasta de biodiversidade do MEP, informou que o prefeito Neto, inicialmente ponderou alguns pontos, depois entendeu as propostas do MEP. “Contudo, avançamos em dois pontos importantes. O prefeito comprometeu-se de estudar a proposta do Projeto Pedreira e também em trinta dias ir com o MEP ao local. Outro ponto acordado será uma avaliação técnica do ‘Jardim Botânico’, da Ilha São João, pelos especialistas do MEP, pensarem estruturação e consulta à sociedade de qual melhor destinação para o loca”, contou.

Ressaltou Bastos que o prefeito determinou que os projetos e dados referentes ao Jardim ‘Botânico’ sejam encaminhados ao Movimento. Lembrou também que no encontro o prefeito falou muito sobre a crise econômica do município, dando ênfase à necessidade de buscar aumentar a arrecadação de ICMS ecológico com projetos ambientais.

 

Deixe um Comentário