SUL FLUMINENSE
Todo fim de ano é comum a prática de vários brasileiros de aproveitar as festas e os recessos escolares ou do serviço para tirar alguns dias de folga. Nessas ocasiões, os pontos escolhidos para as viagens são normalmente os mais longes de suas residências, o que acaba deixando o imóvel, em sua maioria, sozinho. Para falar sobre as questões de segurança nas residências neste período, o A VOZ DA CIDADE conversou com delegados de duas cidades da região, que deram dicas para evitar as práticas dos criminosos.
Conversamos com o delegado titular da 93ª Delegacia de Polícia (DP) de Volta Redonda, Edézio Ramos. Ele destaca que é importante avisar aos vizinhos próximos e de confiança, que ficarão fora por algum tempo, e não alertar em redes sociais sobre a viagem. “Não ficar postando foto com toda a família em algum lugar paradisíaco ou de turismo. Os marginais hoje monitoram as redes sociais”, disse o delegado.
Evitar deixar bens valiosos ou algo que chame atenção dos bandidos também é uma dica valiosa. Ramos lembra também que a antiga tática de deixar uma luz acesa pode fazer efeito contrário e não ajuda a despistar os bandidos. “Jamais. Isso acaba na verdade chamando ainda mais atenção de quem passa pelo imóvel e percebe aquela luz ligada a um considerado tempo. Logo entende que não tem ninguém ali”, explicou.
O delegado fala que principalmente, as pessoas devem contar com os conhecidos e com as forças de segurança. Ele lembra que a pesar do período de recesso, o trabalho da Polícia Civil, da Polícia Militar e da Guarda Municipal não para. “Por isso, se algum conhecido ver alguma movimentação na residência, deve correr e informar para que a polícia chegue o quanto antes no imóvel e prensa o criminoso, coibindo o furto”, lembrou Edézio.
Já o delegado Michel Florosck, de Barra Mansa, destaca que existe um discreto aumento nos furtos. “As pessoas se aproveitam da falta dos moradores e entram para furtar botijão de gás, bicicleta, televisão, pequenas coisas. Não tem muito aumento nesse sentido não, até porque a cidade é bem movimentada então não da para perceber muito essa ausência de moradores”, disse. “É sempre bom que a pessoa combine com algum parente de passar às vezes e dar uma olhada, fazer um movimento no imóvel. Mas também é importante cancelar nesse período o recebimento de jornais, revistas. Tem pessoas que recebem leite em casa, ou outros tipos de recebidos. Evitar tudo que chame atenção”, completou o delegado de Barra Mansa.
CHAME A POLÍCIA
O delegado de Volta Redonda, Edézio Ramos, lembra que as pessoas devem comunicar qualquer tipo de crime as autoridades policiais. “A Polícia Civil solicita a colaboração de todos para tornarmos Volta Redonda um município mais seguro”, lembra o delegado, dizendo que as informações podem ser passadas pelo telefone do Disque Denúncia é o 2253-1177 / 0300-253-1177, ou WhatsApp (21) 96802-1650 ou no da 93ª DP, que é (24) 99924-2496, de forma sigilosa. “A polícia não entra em recesso. Estaremos trabalhando nas ruas e a favor da população não só para os furtos em residências, mas para qualquer tipo de crime que venha causar importunação aos moradores a nossa cidade”, finaliza Edézio Ramos.
Já em Barra Mansa, o número de contato com a Polícia Civil da 90ª DP é o (24) 99855-5988, feito por meio do Disque Denúncia.