BARRA DO PIRAÍ
No mês dedicado à celebração do Dia Internacional da Mulher, o delegado titular da 88ª Delegacia de Polícia (DP), Antonio Furtado, realizou um balanço das ocorrências relacionadas à violência contra mulheres na cidade. Dados divulgados revelam um aumento significativo nas ações policiais de combate a esse tipo de crime.
Durante o período de 1ª de abril de 2022 a 28 de fevereiro de 2023, foram contabilizados 294 casos de violência doméstica; resultando em 22 prisões de agressores e 294 medidas protetivas de urgência. Já entre 1ª de abril de 2023 a 28 de fevereiro deste ano, período após Furtado assumir a titularidade da unidade, houve um aumento considerável nas denúncias. Foram 420 registros de ocorrência, 49 prisões de agressores e 363 medidas protetivas de urgência requeridas.
Ele destaca impacto dos números, enfatizando o acréscimo de 120% nas prisões de agressores de mulheres durante a sua gestão, bem como o aumento de 40% na quantidade de registros de ocorrência. Ainda comentou sobre a Operação Átria, neste mês de março, que tem como objetivo combater toda e qualquer forma de violência contra o público feminino.
O “Dia D” da ação aconteceu na última sexta-feira, dia 08 e o delegado ressaltou que a ideia é reposicionar mulheres agredidas, retirando-as da condição de vítima, proporcionando-lhes acolhimento funcional e oportunidades de emprego.
Para ele, esse aumento expressivo demonstra compromisso das forças de segurança em reverter o cenário de violência “realizando operações e atendimentos que encorajam as mulheres a denunciarem os crimes e buscarem apoio”, esclareceu.
Durante o balanço apresentado na sexta-feira, que contou com a presença da Polícia Militar, representantes da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Mulher e populares, o Grupo Reaja Mulher, presidido pela ativista Kelly Gomes, entregou a Furtado uma placa homenageando o trabalho da delegacia.
“A 88ª DP vem se destacando muito na proteção das mulheres vítimas de crimes no âmbito íntimo e familiar. “Como sobrevivente de um relacionamento abusivo, afirmo que o delegado e equipe têm feito a diferença. O Grupo Reaja Mulher, de modo unânime, veio para agradecer e prestar esta singela homenagem”, destacou Kelly Gomes.
“Sem a equipe da 88ª DP, os resultados que comemoramos hoje jamais seriam alcançados. Sabemos que há muito por fazer ainda pelas mulheres, mas o principal é que elas confiam cada vez mais na polícia”, concluiu Furtado.