VOLTA REDONDA
Membros do Movimento Pela Ética na Política (MEP) e representantes dos estudantes do Pré-Vestibular Cidadão (PVC) participaram, nesta semana, de um encontro com a delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Volta Redonda (Deam-VR). A reunião faz parte da jornada que o Movimento vem realizando para valorizar a presença das mulheres em instituições republicanas.
De acordo com a programação, até o final do ano, o Movimento pretende visitar outras entidades públicas da cidade em que mulheres ocupam cargos de coordenação ou presidência. A primeira atividade dessa série foi a visita às duas únicas vereadoras de Volta Redonda, Carla Duarte (PSD) e Gisele Klingler (PSB).
Segundo o coordenador do Movimento, professor Pedro Paulo Vidal, embora diante do triste cenário de terror e violência, na terça-feira, dia 28, na cidade do Rio de Janeiro, o encontro com a delegada foi de dialogo para encontrara caminhos e possibilidades de construção coletiva para melhor proteção da sociedade.
Durante a reunião, a delegada Juliana Montes destacou o papel da Deam, que integra a rede de proteção à mulher no Estado do Rio de Janeiro. Entre as 16 delegacias especializadas existentes no Estado, a unidade de Volta Redonda é a única da Região Sul Fluminense. A delegada explicou ainda que o órgão oferece atendimento especializado às vítimas de violência, com acolhimento humanizado e investigação de crimes como violência doméstica, lesão corporal, ameaça, estupro e outras formas de violência de gênero.
Juliana também alertou para o crescimento dos crimes cibernéticos, que têm afetado cada vez mais mulheres, crianças e jovens, e lembrou que o trabalho da delegacia é realizado de forma integrada com outros órgãos de segurança.
CONVITE E DIÁLOGO
Pedro Paulo Vidal ressaltou a importância da Deam-VR, cumprimentou a delegada pelo Dia do Servidor Público, celebrado no dia 28 de outubro e fez diversas ponderações sobre dados e estatísticas locais de violência contra a mulher, destacando a necessidade de transformar essas informações em ações socioeducativas e preventivas, especialmente voltadas à juventude e ao ambiente escolar. Durante o diálogo, a delegada Juliana Montes se colocou à disposição para visitar a sede do MEP, após o convite feito pelo professor Pedro Paulo. “Agradeço a honrosa visita”, afirmou a delegada, destacando a importância de novas parcerias entre educação e segurança pública.
Os jovens Alana Freitas e Pedro Castilho, ligados ao Setor de Juventude do MEP, participaram do encontro e compartilharam impressões ao final da reunião. “ O poder público é fundamental para liberar e fortalecer as nossas contribuições. Acredito, o equilíbrio facilita o caminhar juntos, com segurança e confiança”, destacou Castilho.
Graziella Furtado, ex- aluna e integrante MEP ressaltou que encontros como este refletem um movimento crescente e necessário para a promoção da igualdade de gênero e para o fortalecimento da segurança pública e da juventude. “O preconceito de gênero e o machismo ainda persistem nas instituições”, afirmou a delegada, completando que a baixa representatividade feminina, especialmente em cargos de liderança, continua sendo um desafio.
Delegada da Deam-VR recebe membros do MEP e representantes de estudantes do Pré-Vestibular Cidadão
Reunião faz parte da jornada que o Movimento vem realizando para valorizar a presença das mulheres em instituições republicanas
Durante a reunião, a delegada Juliana Montes destacou o papel da Deam, que integra a rede de proteção à mulher no Estado do Rio de Janeiro - Divulgação
