a voz da cidade

Delegacias do Sul Fluminense reforçam Operação Rastreio com envio de mensagens para devolução de celulares roubados

Por Mônica Vieira
sem título
gripe 1500x230

RIO/SUL FLUMINENSE

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) iniciou segunda-feira, dia 23, mais uma etapa da “Operação Rastreio”, considerada a maior ofensiva do estado do Rio de Janeiro contra o roubo, furto e receptação de celulares. A ação visa recuperar aparelhos subtraídos e responsabilizar criminalmente os receptadores. Além da atuação da capital e regiões metropolitanas, delegacias do interior, inclusive no Sul Fluminense, também passaram a compartilhar os alertas desde ontem, reforçando a abrangência da operação.

A estratégia envolve o envio de mensagens via WhatsApp a usuários identificados durante as investigações. O contato é feito por números institucionais das delegacias, com a orientação para que o celular seja devolvido voluntariamente no prazo de 72 horas. O não cumprimento pode resultar em indiciamento por receptação.


As devoluções devem ocorrer diretamente nas delegacias, onde será formalizado o auto de entrega com a presença de um policial. Todos os dispositivos serão submetidos à perícia e posteriormente devolvidos aos verdadeiros donos. A medida, além de combater a criminalidade, tem como objetivo reparar prejuízos das vítimas, muitas das quais ainda pagam parcelas dos aparelhos roubados.

Segundo o secretário de Polícia Civil, o crime de receptação, muitas vezes subestimado, é um dos principais motores dos furtos e roubos. Ele orienta que a população evite adquirir celulares sem nota fiscal ou de procedência duvidosa, pois o baixo preço pode esconder uma origem criminosa. “O crime de receptação pode parecer inofensivo, mas é o que move toda a cadeia criminosa. Os roubos e furtos só ocorrem porque há quem pague pelo celular. Esses aparelhos que estamos buscando recuperar podem ter custado vidas”, afirma o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

Desde o início da operação, em maio deste ano, mais de 800 celulares foram recuperados e mais de 50 pessoas foram presas. Com a expansão das ações para o interior do estado, a expectativa da Polícia Civil é ampliar ainda mais o alcance da Operação Rastreio, desarticulando redes criminosas e devolvendo os aparelhos a seus legítimos proprietários.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos