O lançamento oficial do projeto Câmara Jovem (Lei Municipal 4.623/17) está marcado para o dia 15 de março, às 9 horas, no plenário a Câmara de Vereadores. A decisão foi resultado de uma reunião realizada entre os vereadores Wellington Pires (PP), Gustavo Gomes (PTB) e Jaime Alves (PRB), e o subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, nessa semana. O encontro foi no gabinete do Wellington, autor da proposta. Foi definido ainda o calendário de atividades do projeto.
“Por meio desta proposta, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e proporcionando aos jovens um conhecimento prático acerca do funcionamento do Poder Legislativo”, ressaltou Wellington Pires, completando que o projeto será voltado para alunos entre dez e 15 anos. Serão eleitos 19 vereadores jovens, que usarão o plenário para debater temas relacionados à educação, saúde, cultura, esporte, lazer, entre outros.
Os professores e alunos das escolas do município receberão após o lançamento do projeto Câmara Jovem, as informações necessárias. Os alunos terão até o dia 13 de abril para elaborar as redações com o tema ‘Por que quero ser vereador?’. A análise será feita pelos professores responsáveis que poderão selecionar de três a cinco redações. Depois será iniciada a eleição dentro das escolas.
A Comissão Especial de Projetos terá entre os dias 30 de abril e 4 de maio para selecionar os candidatos. De acordo com a legislação, haverá uma sessão ordinária para anunciar oficialmente os vereadores jovens eleitos – agendada para o dia 11 de maio.
A diplomação dos selecionados será no dia 23 de maio. A eleição da Mesa Diretora Jovem acontecerá no dia 6 de junho. Em julho terá uma reunião de capacitação, no dia 4, para que os vereadores conheçam os tipos de proposituras e alguns pontos essenciais do regimento interno.
No dia 8 de agosto acontecerá uma sessão ordinária preparatória e outras duas deliberativas no dia 22 de agosto e no dia 5 de setembro. No dia 18 do mesmo mês, os vereadores jovens farão a entrega das proposições ao presidente da Casa, Marcelo Borges (PDT). Em outubro, os parlamentares se reunirão com o prefeito Rodrigo Drable (MDB) para apresentar os trabalhos. O projeto será finalizado no dia 14 de novembro com a Sessão Solene de encerramento.
“Vejo este projeto como uma grande chance de resgate da política, além de ser uma forma de mostrar para os nossos alunos a real função dos vereadores e dar oportunidade para que possam conhecer de perto o trabalho desenvolvido”, afirmou o subsecretário de Educação Ricardo Rosas.
Os integrantes da Comissão Especial de Projetos da Câmara, declararam que o projeto é de suma importância. O vereador Jaime Alves falou que os jovens serão multiplicadores de todo conhecimento adquirido. “Será muito importante para conscientizar os alunos sobre a política, formando cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres, bem como a atuação dos políticos. Falta isso em nosso país”, disse.
Já Gustavo Gomes afirmou que será uma maneira de mudar a visão da sociedade. “Muitos adultos ainda não sabem a real função do Legislativo e essas crianças poderão levar isso para dentro de casa. E que possamos formar futuros vereadores, assim como o Wellington que saiu de um projeto semelhante”, finalizou o vereador.