VOLTA REDONDA
Os 197 anos da Independência do Brasil serão comemorados no sábado, 7. Em Volta Redonda, para celebrar a data, a prefeitura já definiu a sua programação do desfile. A festa da independência terá início às 8 horas com hasteamento das bandeiras, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho. A solenidade vai contar com a participação da Banda e do Coral Municipal, com interpretação dos hinos Nacional e da Independência e o desfile com várias instituições militares e grupos de escoteiros.
De acordo com a programação, os representantes das cerca de 100 entidades que vão participar do desfile cívico-militar conheceram a ordem de apresentação e o regulamento do evento. Segundo informou o secretário Municipal de Comunicação, Fernando Samuquinha, que se reuniu na semana passada com os representantes das entidades que vão desfilar, o 7 de setembro já é uma tradição em Volta Redonda e a cada ano está mais grandioso.
QUATRO FASES
O desfile, que será realizado em quatro fases, terá início às 8h30min, na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado. A Banda e Coral Municipal abrem o desfile, seguidos pelos ex-combatentes, com a presença do veterano da 2ª Guerra Mundial, o tenente Francisco Leal.
Em seguida, desfilam 33 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, que em 2019 aumentaram a tropa que vai se apresentar em Volta Redonda. Além disso, a Aman incluiu o desfile cívico-militar pelo 7 de setembro, no município, como evento institucional. Após as instituições militares, grupos de escoteiros do município e as secretarias de Cultura, com a participação da Fanfarra da Terceira Idade; Ação Comunitária; e Esporte e Lazer; além da Fundação Beatriz Gama, passam pela avenida.
SEGUNDA FASE
A segunda fase do desfile começa com o Lar Recanto das Crianças e Lar Pestalozzi, da Apae-VR, mas o destaque fica por conta da Secretaria de Educação, que traz ainda o projeto Volta Redonda Cidade da Música. A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) encerra o bloco com a Banda de Concerto apresentando os colégios, programas e projetos. Na terceira fase estão a Ordem Demolay e Filhas de Jó, Rotaract Club Cidade do Aço e as escolas particulares e estaduais do município.
O último bloco é formado pela Equipe de Kart com o Programa Piloto Cidadão, Falcões de Aço Moto Club, Jeep Clube, Equipe Thugs, Equipe Vivendo no Baixo 272º, Arena 22, Clube de Antiguidades Automotivas, Clube Chevetteiros, Clube dos Opaleiros, Clube do Fusca e Clube Hípico de Volta Redonda.
BANDEIRINHAS PARA O PÚBLICO
O público que comparecer ao local do desfile vai receber bandeirinhas alusivas ao 7 de setembro para acompanhar a passagem das cerca de cem entidades pela Avenida Paulo de Frontin. E para garantir mais conforto, serão instalados três pontos de distribuição de água, sendo o principal na Praça Sávio Gama e dois na Avenida Integração. O objetivo é atender as pessoas que vão desfilar. Terá banheiros químicos; um posto para atendimento médico com ambulância UTI, na Praça Sávio Gama, e uma base de saúde na Escola Municipal Marlene Mendes, também com ambulância. Além disso, o palanque das autoridades funcionará como ponto de encontro.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, a população vai contar com infraestrutura para dar conforto e segurança para quem vier prestigiar o desfile.