RESENDE
Com o objetivo minimizar os impactos das chuvas e evitar transbordamentos e acúmulo de materiais na extensão do Rio Sesmaria, a prefeitura, por meio da Defesa Civil do município, está realizando a manutenção e limpeza. Nesta quarta-feira, dia 12, a ação aconteceu em dois pontos estratégicos: na ponte da Chácara do Tácito e na movimentada ponte da Rua do Rosário
Segundo o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano da Silva explicou que o trabalho de limpeza tem grande importância para a manutenção das boas condições do rio. “O trabalho de prevenção tem indicado que a manutenção dessa limpeza otimiza e reduz a possibilidade de impactos causados pelos fenômenos naturais, por chuvas intensas e tromba d’água. Fazemos esse trabalho pontualmente e periodicamente para tentar proteger nossa população”, informou o explicou o diretor.
Durante o serviço, são retirados materiais como vegetação, troncos de árvores e acúmulo de resíduos carregados pelo rio nas margens e calhas.
Silva contou que no pilar da ponte na Rua do Rosário, nas proximidades de uma Igreja evangélica, pode gerar a retenção de materiais como tronco de árvores e bambus. “O acúmulo desses materiais provoca a retenção do fluxo de água, potencializando os riscos de transbordamento”, comentou.
A ação de limpeza é feita de maneira conjunta, contando também com apoio da Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR) e da Secretaria Municipal de Obras.
O prefeito Diogo Balieiro Diniz lembrou a população que a prefeitura mantém uma equipe para atuar de forma preventiva. “Temos uma equipe muito empenhada no município e que está constantemente encontra novas formas de trabalhar preventivamente para proteger a população nas mais diversas situações. Com consequência da limpeza dos rios, temos um escoamento adequado das águas da chuva e isto evita muitos transtornos e problemas. O serviço é constante e a Defesa Civil segue, a todo momento, monitorando a situação do rio – comentou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.