ANGRA DOS REIS
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Angra dos Reis promoveu uma série de ações preventivas e educativas nos morros da Carioca e do Abel, além de efetuar o teste geral das sirenes de risco geológico em todo o município. O objetivo das iniciativas, que aconteceram na manhã desta terça-feira, 1º de abril, foi preparar a população e a cidade para situações de emergência, como deslizamentos de encostas.
As ações também buscaram ampliar a percepção de risco dos moradores diante de possíveis eventos extremos, como fortes chuvas, vendavais e alagamentos. A partir do “Defesa Civil nos Bairros”, que aconteceu das 10h às 14h, informações e esclarecimentos foram cedidos aos moradores das localidades, por meio de uma tenda na Rua da Carioca, e com atendimentos e orientações realizados nas casas das pessoas.
Também às 10h, mas em todo município, foi realizado o teste geral das sirenes de risco geológico. A ação acontece todo primeiro dia útil de cada mês, e tem como objetivo testar os equipamentos que fazem parte do sistema de alerta e alarme da Defesa Civil.
– Queremos que a população se sinta segura e bem-informada. No caso do programa Defesa Civil nos Bairros, a ida dos agentes de porta em porta é uma forma eficaz de garantir que todos tenham acesso às orientações necessárias. Essa estratégia será adotada em todos os bairros do município nos próximos meses – afirmou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior.
A E.M José Américo Lomeu Bastos, no Morro do Abel, participou de um simulado de evacuação, com os alunos fazendo parte do exercício e entendendo como devem agir em situações extremas. O exercício foi realizado às 10h. Todo o contingente da Defesa Civil esteve diretamente envolvido nas ações, reforçando o compromisso da Prefeitura de Angra dos Reis com a segurança e bem-estar da população.
NUPDEC reuniu moradores para debater sistema de alerta e alarme
Moradores de Santa Rita do Bracuí participaram de reunião do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) realizada no bairro, na última semana. O encontro aconteceu na E. M. Aurea Pires da Gama, e foram abordados temas como sistema de alerta e alarme e riscos geológicos e hidrológicos da região.
Os NUPDECs são grupos comunitários organizados em diversos bairros do município, com prioridade para aqueles localizados em áreas de risco. Seu principal objetivo é organizar e preparar a comunidade para a identificação e percepção de riscos de desastres, além de captar e capacitar voluntários para atuar em apoio à Secretaria de Proteção e Defesa Civil durante a resposta a desastres.
Os moradores presentes também tiveram a chance de levar suas demandas aos profissionais da Defesa Civil, que na ocasião, representavam os setores de engenharia, integração comunitária e CEMADEN.