Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Três Rios e cidade poderá ter acesso a recursos federais

0

BRASÍLIA/TRÊS RIOS

Hoje, dia 15, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reconheceu a situação de emergência em Três Rios, causada pelas chuvas intensas que atingiram a cidade no último domingo, dia 10. A portaria de reconhecimento foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Com a medida, a cidade poderá ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população. O apoio emergencial por meio do MDR é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais.

Três Rios registrou 130 milímetros de chuva no dia 10 em pouco mais de três horas, o que foi mais da metade de chuva esperada para o mês de janeiro. Cerca de 100 pessoas ficaram desalojadas e uma criança faleceu após o carro onde estava ter sido arrastado pela correnteza para dentro de um córrego.

Após isso, no dia 12, uma equipe da Defesa Civil Nacional se deslocou para o município. O objetivo foi orientar os gestores locais sobre procedimentos necessários à solicitação de recursos federais para ações de socorro e assistência à população. Os técnicos do MDR também estão dando suporte aos profissionais na elaboração dos planos de trabalho complementares para acelerar as liberações de recursos.

error: Conteúdo protegido !