Defesa Civil mantém atenção para temporais de verão

0

AGULHAS NEGRAS

Os institutos de previsão do tempo informaram que a Região das Agulhas Negras deve receber entre terça e quarta-feira, dias 30 e 31, respectivamente, chuvas com índice pluviométrico variando entre 39 e 45 milímetros. Nas cidades de Resende e Itatiaia, os órgãos de Defesa Civil relataram não ter registrado sinistros devido às precipitações que em algumas localidade teve início desde as primeiras horas da madrugada desta terça-feira.

Em Itatiaia, a Defesa Civil, órgão ligado a Secretaria de Ordem Pública, informou que não há alerta ou sinistro na cidade, mas que é feito diariamente o monitoramento do clima e das chuvas no município, além das vistorias que são realizadas periodicamente. Para enfrentar os períodos de tempestades típicos nesta época do ano, a Defesa Civil orienta que os moradores mantenham-se sempre informados dos boletins meteorológicos; evitem fazer cortes nos barrancos e movimentação de terras; mantenham ralos, esgotos, bueiros e valas sempre limpos; realizem a limpeza periódica das calhas e telhados de seus imóveis; não joguem lixo ou entulho nas encostas, bueiros, quintais, córregos e na rua.

Outras medidas repassadas para todos os moradores é que verifiquem as instalações elétricas, e desligue e desconecte os aparelhos elétricos, quando perceber chuvas fortes acompanhadas de raios. Possíveis problemas estruturais nas residências, como rachaduras e trincas devem ser analisadas e corrigidas; Manter as portas e janelas da casa fechadas, para evitar entrada de ventos fortes; não buscar abrigo embaixo de árvores, pois elas podem atrair raios. A Defesa Civil de Itatiaia também orienta os moradores a não atravessar a pé ou com veículos as ruas e áreas alagadas. Por fim, o comunicado da Defesa Civil destaca que os moradores tenham um lugar seguro, para caso de emergência; nunca deixem crianças sozinhas e evite se sair de seu local durante as chuvas. A dica é aguardar a intensidade diminuir ou a chuva acabar.

Em Resende, a Defesa Civil comunicou que está de prontidão para precipitações que podem acumular até 45 milímetros de índice pluviométrico. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Atanagildo Oliveira Alves, não houve registro de sinistros no município de Resende e o estado de atenção segue mantido, ao menos até o fim desta quarta-feira. “Não temos sinistro registrado, mas confirmamos saber da previsão de chuvas com até 45 milímetros dentro das 24 horas, a partir desta terça-feira. Observamos que as chuvas estão ocorrendo em períodos espaçados, o que atenua possíveis problemas. Se ocorrer a precipitação total desse volume, em curto período de tempo, aí sim poderemos ter problemas. Mas, acredito não ser o caso. Vamos manter total observação nas aferições metereológicas, nessa quarta-feira. Temos um colaborador que nos informa sobre a situação ao longo do dia. De momento, garantimos que a situação seja na zona rural ou zona urbana é normal”, frisa Atanagildo. A Defesa Civil de Resende pode ser acionada através do telefone 199, com atendimento emergencial durante 24 horas.

Em Porto Real, a Defesa Civil informou que as precipitações desta terça-feira, dia 30, atingiram o índice pluviométrico de 12 milímetros. Não houve sinistro. A reportagem buscou informações sobre as chuvas na cidade de Quatis, não obtendo retorno da Defesa Civil local.

error: Conteúdo protegido !