Defesa Civil interdita Escola e residências em Quatis após desabamento de muro

0

QUATIS

A Defesa Civil do município interditou, na tarde desta quinta-feira, 21, a Escola Municipal Henry Nestlé, localizada no bairro São Benedito e que atende 198 alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Além da unidade de ensino, foram interditadas também duas residências localizadas próximas à escola, que eram separados pelo muro. As aulas no estabelecimento interditado foram suspensas na quinta e sexta-feira, dia 22. Durante este período, a Secretaria Municipal de Educação vai definir as unidades escolares para onde os estudantes serão transferidos, provavelmente a partir da próxima segunda-feira, 25.

O desabamento do muro da escola aconteceu na madrugada de quarta-feira em razão da forte chuva ocorrida no município. A interdição ocorreu porque o refeitório e a cozinha localizam próximo ao local do muro, cujo desabamento afetou a estrutura das duas residências situadas no terreno ao lado, daí a decisão de interditar também estas moradias. Com a estrutura afetada, segundo avaliação dos técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, há riscos de queda das residências, o que poderia atingir a escola a qualquer momento.

A Secretaria de Educação do município disse que os estudantes desta unidade já seriam transferidos para outras escolas neste semestre devido às obras de ampliação do estabelecimento, previstas para se iniciarem até o começo do próximo semestre. A decisão da Defesa Civil pela interdição da escola acabou antecipando o remanejamento dos alunos. De acordo com o projeto técnico de reforma e ampliação, a Escola ganhará, entre outras melhorias, a construção de mais salas de aula, o aumento das dimensões físicas dos banheiros feminino e masculino, além da instalação de um banheiro para cidadãos com deficiência; e a cobertura do pátio, entre outros serviços.

Quanto às famílias residentes nas duas casas interditadas perto da escola, a Prefeitura já está providenciando abrigo para estes moradores. A Defesa Civil ressaltou que as ordens de interdição determinadas visam principalmente garantir as condições de integridade física, tanto dos estudantes quanto dos moradores das duas casas.

ABASTECIMENTO DE ÁGUA É REFORÇADO EM ESCOLAS

A Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos começou a reforçar, na tarde de quarta-feira, o abastecimento de água nas Escolas Municipais Maria Helena Rafael De Elias, no Centro e Victória dos Prazeres, no Jardim Pollastri. A medida foi adotada devido à interrupção da captação, tratamento e distribuição de água causada na noite anterior pela falta de energia elétrica na cidade em decorrência da chuva. Com a falta de luz, o funcionamento do sistema de água potável ficou interrompido por cinco horas, diminuindo dessa maneira o volume de água nos reservatórios destas duas unidades de ensino.

Segundo o secretário de Obras, César Salazar, o funcionamento do sistema de tratamento de água deverá estar totalmente normalizado nesta sexta-feira, dia 22. A água  voltou ontem mesmo a ser captada dos mananciais que abastecem a cidade e a estação de tratamento já está sendo operada dentro da normalidade. Ele enfatizou que, sem energia elétrica, não há como as etapas de captação, tratamento e distribuição aos imóveis do Município serem realizadas. “Entre a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira, faltou luz em Quatis por aproximadamente cinco horas, período em que, por causa deste problema, não tivemos condições de operar o sistema de água. Agora, estamos na fase de recuperação do tempo perdido por causa da interrupção do fornecimento de luz e acreditamos que a normalização acontecerá até amanhã, dia 22”, afirmou César Salazar, ressaltando que eventuais falhas no abastecimento de água estão sendo atendidas pela prefeitura com o abastecimento através de caminhão pipa. “Os pedidos de abastecimento através do caminhão pipa podem ser feitos pelo telefone 99985-7253”.

Deixe um Comentário