A Defesa Civil de Volta Redonda interditou nesta quarta-feira, 12, o Edifício Redondo, no bairro Aterrado, por várias irregularidades na estrutura, rede elétrica e ainda ausência de equipamentos de prevenção e combate a incêndios. No último dia 11 de julho, técnicos do órgão fizeram uma vistoria no prédio e notificaram a síndica sobre os riscos. A Defesa Civil enviou ainda um documento ao Corpo de Bombeiros, no dia 22 de agosto. Já no dia 24 de agosto, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) notificou os moradores e deu prazo 20 dias para que as obras fossem iniciadas.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Leandro Rezende, que participou de uma reunião com a síndica do prédio e a engenheira Ana Carolina Baía, contratada pelos moradores, a interdição é necessária para garantir a segurança de todos. “Não tivemos alternativa se não comunicar ao Ministério Público sobre a necessidade de interdição. Demos todos os prazos necessários para que eles se adequassem e apresentassem o projeto de reforma do imóvel. Mantivemos e estamos mantendo todo tipo de diálogo, mas não podemos ser omissos com a segurança das pessoas. Como eles nos informaram que ainda estão viabilizando recursos financeiros para realizar as benfeitorias no prédio, tivemos que fazer a interdição”, informou o coordenador.
A subsíndica Darlene da Silva dos Reis disse que, apesar da situação ser difícil, entende e apoia a decisão da Defesa Civil. “Em momento algum a gente foi contra, mas nós pegamos, há pouco tempo, a administração do prédio. Nós não sabíamos o tamanho dos problemas e tudo resolveu cair nos nossos ombros agora. Temos plena consciência que essa é a decisão correta e a gente vai tentar se adequar e fazer as reformas necessárias”, declarou. De acordo com a engenheira contratada pelos moradores, a obra de recuperação não é fácil e nem rápida. “Os problemas que foram pontuados tem solução, mas não é rápida e nem barata. É uma obra longa e trabalhosa”, relatou Ana Carolina. O imóvel ficará interditado preventivamente até que todas as irregularidades sejam sanadas.
HISTÓRICO
O Edifício Redondo foi construído há pelo menos 53 anos, pelo falecido arquiteto Oswaldo Moreira, que foi ousado e pensou nesse formato arquitetônico nada comum para a época. Com o nome original de Shopping 35, ele foi planejado para ser o primeiro shopping da América Latina.