RESENDE
Nos últimos dias 22 e 23 de fevereiro, a Defesa Civil de Resende teve participação na reunião ordinária do Comitê de Planejamento e Resposta de Emergências Nucleares (Copren), que tratou de pautas pertinentes às medidas de segurança relacionadas a eventuais acidentes e incidentes relacionadas ao manuseio de energia nuclear.
A reunião, realizada periodicamente, aconteceu na sede da Indústrias Nucleares do Brasil (INB) no Rio de Janeiro, mas com participações e transmissão online. Como referência em Defesas Civis na região, Resende conta com representante fixo no colegiado do comitê. Nesta edição do encontro, os profissionais de Resende tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação sobre as metodologias estudadas e aplicadas no município.
Estavam presentes na reunião o Diretor Nacional do Sistema de Proteção Nuclear, representante do Ministério da Defesa, representante da Aeronáutica, representante da Marinha do Brasil, representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), representantes do Ibama, representante da Polícia Federal, representantes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – GSI, representantes da Defesa Civil Nacional, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
– É sempre de grande importância participar de eventos e discussões que tangem a segurança da população através de medidas preventivas e emergenciais. A Defesa Civil de Resende é uma referência e adota a postura de se aprimorar e atualizar todos os dias para estar sempre pronta para diversos tipos de ocorrência. Na reunião do Copren estamos lado a lado com as maiores autoridades do país neste segmento e nesta edição, pela primeira vez, tivemos o espaço para falar um pouco do trabalho desenvolvido em Resende. Isso nos motiva muito a continuar melhorando – comentou o diretor da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano.