>
728x90 3

Defesa Civil de Resende monitora o nível do Rio Sesmaria após alerta de risco de transbordamento

Por Cyntia Freitas
bnr am aniv resende 970x150

RESENDE

O diretor da Defesa Civil do município, Flávio Germano da Silva, informou na manhã desta quinta-feira, dia 4, que o órgão está monitorando o nível do Rio Sesmaria, um dos principais afluentes do Rio Paraíba do Sul. O nível do rio começou a baixar no final da manhã, depois de ter atingido a marca de 3,92 m. A Defesa Civil emitiu um alerta para orientar os moradores por conta do risco de transbordamento, já que a cota é de 4 metros.

Equipe da Defesa Civil está monitorando o nível do Rio Sesmaria – Divulgação Defesa Civil

De acordo com Flávio Germano por volta das 10h45min, o nível começou a baixar e está em 2,71m. “Demos o alerta por volta das 9h20min, quando o nível era de 3,80 m por causa do risco de transbordamento, já que a cota de transbordamento do Rio Sesmaria ser de 4 metros. O alerta foi dado no ponto mais vulnerável que é o bairro Parque Ipiranga. A orientação é para que a população possa ter tempo de fazer conseguir recolher documentos e medicamentos, ou até suspender móveis, caso seja necessário”, disse o diretor. Ele informou ainda que o nível do rio subiu por conta das chuvas nas regiões do município paulista de São José do Barreiro. “Faltaram 8 centímetros para que o rio transbordasse. O nível do rio subiu por conta da chuva intensa que atingiu toda a região, principalmente em São José do Barreiro, onde nasce o Rio Sesmaria com a junção dos Rios Formoso e Feio. Em seis horas, choveu 84 mm em São José do Barreiro e no distrito Formoso, 80 mm. Não foi tromba d’água”, explicou.

No município choveu 54 mm em um período de três horas e meia. Já no distrito de Engenheiro Passos, choveu 60,2 mm. “Não tivemos nenhum problema na cidade e no distrito de Engenheiro Passos. A Prefeitura de Resende realizou várias obras de drenagem no distrito indicadas pela Defesa Civil por meio de ocorrências e relatórios. Com esta chuva intensa, não houve nenhum impacto”, contou o diretor.


O Rio Paraíba do Sul, atingiu o nível de 3,06m. “O nível aumentou, mas não em função da Represa de Furnas e sim dos afluentes, como os Rios Alambari, Pirapetinga, Sesmaria, Portinho, entre outros, que receberam as águas das chuvas intensas. Vale lembrar que o Rio Paraíba começa a transbordar em Resende quando atinge a cota de 4,05 m”, complementou.

AFLUENTES

Resende possui dez dos 42 principais afluentes do Rio Paraíba do Sul, dentre os quais destacam-se os rios Pirapetinga, Alambari e Sesmaria. De acordo com a Defesa Civil, devido às suas características físicas e reduzida cobertura florestal, o Rio Sesmaria sofre, eventualmente, com transbordamentos súbitos, o que causa impacto direto em parte da área urbana de cidade.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos