Defesa Civil de Resende mantém alerta contra temporal de verão

0

RESENDE

A Defesa Civil de Resende está em alerta diante da possibilidade de temporal atingir o município durante as próximas horas. Neste sábado, 19, o coordenador Atanagildo Oliveira emitiu informe através das redes sociais comunicando a situação da cidade após o forte temporal ocorrido entre o fim da noite de sexta-feira e o início da madruga de hoje,

A chuva iniciada por volta das 23h20min de sexta-feira durou mais de 1h40min e registrou, segundo a Defesa Civil, o índice pluviométrico de 50 milímetros. A medida, segundo a autoridade de segurança é o equivalente ao acumulado durante seis dias de chuva para o mês de Janeiro, no município. Apesar do volume, nenhum incidente foi registrado no município. Para este sábado e domingo, a mínima na cidade fica na média de 22º e a máxima de 34º, com a previsão de chuva com trovoadas, ao fim da tarde e início da noite, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

O Rio Sesmaria, monitorado constantemente em virtude de transbordamentos durante temporais, principalmente as trombas d´água no interior de São Paulo, onde fica sua nascente, chegou a subir durante a madrugada, sem risco aos moradores. O manancial corta diversos bairros do perímetro urbano de Resende, como o Parque Ipiranga, Jardim Brasília, desaguando no Rio Paraíba do Sul, no Centro. Segundo Atanagildo Oliveira, o Sesmaria teve elevação do leito em 70 centímetro, atingido 1.4 metros durante a madrugada. “Mas, logo voltou ao seu normal”, disse.

Em Visconde de Mauá, localidade na Serra da Mantiqueira que em março de 2018 sofreu com a queda de mais de 200 barreiras, danificando a RJ-163, a chuva foi amena. O acumulado foi de 13 milímetros, o que é segundo a Defesa Civil é considerado normal para um dia na serra. “Neste sábado e domingo ainda estamos em alerta pra ocorrência de novos temporais, entre fim da tarde e noite. Fique atento! Emergências com a chuva ligue: 199 Defesa Civil”, alerta o coordenador da Defesa Civil de Resende.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !