Conforme informações de órgãos federais como Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) e Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) o período compreendido entre outubro e março é o mais favorável às chuvas de maior intensidade. O diretor de Defesa Civil, Leandro Augusto de Souza, relatou a importância de redobrar os cuidados. “Caso sejam observadas irregularidades como trincas em moradias, muros e em barrancos e outras situações semelhantes; a orientação é que o local seja desocupado o mais rápido possível e a Defesa Civil seja acionada”, orientou.
O responsável pela Defesa Civil reforça que Porto Real se encontra em uma região de grande incidência de raios. “Somos uma área extremamente favorável a eventos naturais como tempestades de raios. O último levantamento do Inpe, no final de 2017, constatou o nosso município como o primeiro lugar do ranking geral, atingindo a densidade de 27 raios por Km² anualmente. Por isso é muito importante tomar diversos cuidados para evitar acidentes que podem ser fatais. Evitar ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores e perto de cercas, sacadas, varandas, toldos e decks. Evitar objetos que conduzem eletricidade como: telefone com fio, celular conectado ao carregador, chuveiro elétrico, etc. Objetos metálicos grandes também devem ser evitados. Caso fique desabrigado o ideal é buscar abrigo em um veículo com as portas e janelas fechadas e sem encostar-se na lataria até que a tempestade passe”.
MONITORAMENTO CONSTANTE
Nesse período com índice pluviométrico elevado, a Defesa Civil está intensificando os trabalhos de monitoramento, orientando a população sobre os riscos decorrentes das chuvas, conforme o disposto no Plano de Contingência (Plancon). Os moradores dos bairros Jardim das Acácias, São José e Parque Mariana receberam as orientações na segunda-feira.
O telefone de contato da Defesa Civil é (24) 3353-3537 (segunda a sexta). À noite, finais de semana e feriados o contato deve ser feito pelo (24) 3353-1245.