Defesa Civil de Pinheiral faz alerta sobre queimadas

0

PINHEIRAL

As queimadas são um ato extremamente prejudicial à saúde e ao meio ambiente, trazendo malefícios a todos os seres vivos por meio da contaminação do ar e do desmatamento florestal. A Defesa Civil de Pinheiral, alerta que devido ao período de seca, ao atear fogo em algum lixo, arbusto ou demais áreas verdes o fogo se alastra com maior facilidade, impedindo que as chamas sejam controladas. Durante o cenário atual, causado pela pandemia do novo coronavírus, o cuidado deve ser redobrado, visto que as queimadas interferem diretamente no combate a doença.

Por atingir principalmente as vias respiratórias, a inalação da fumaça gerada pode levar mais pessoas a procurar postos de atendimento à saúde, sobrecarregando as unidades e interferindo na qualidade e triagem quanto às suspeitas da Covid-19. Por esse motivo, ao lidarmos com uma doença que tem como sintoma a falta de ar, se torna ainda mais necessário evitar que queimadas aconteçam. Edson Alves Isaías, diretor do Departamento de Defesa Civil, falou sobre as incidências de fogo na região e a importância da participação da população no combate às queimadas por meio de denúncias.

“Posso dizer que 100% das queimadas partem de motivação humana, porque na nossa região não temos ignição automática de queimadas, as coisas não pegam fogo do nada. Não há combustão instantânea. Em Pinheiral, as maiores incidências de princípio de incêndios partem de limpeza de pastos, terrenos e queima de lixos. Quando falamos de atear fogo em lixo, gera uma preocupação ainda maior visto que, ao atear fogo nesse tipo de resíduo, seja ele misturado em outras coisas ou não, é gerada uma fumaça tóxica de extremo malefício a saúde. Se notarmos, até a cor dessa fumaça possui coloração diferente”, disse.

O coordenador fez alerta quanto aos próximos meses e sobre a importância da conscientização da população.

“A ocorrência de fogo em vegetação ocorre com mais frequência nos meses de julho, agosto e setembro. Atualmente em 2020, observamos que, comparado ao ano passado, houve aumento no número de casos de princípio de incêndio na cidade. O combate às queimadas é um trabalho de conscientização que deve ser levado a todos e a ajuda da população é essencial nessa tarefa, não esquecendo que dependemos do Corpo de Bombeiros de Volta Redonda para atender a demanda de alastramento de fogo. As pessoas precisam passar a denunciar, porque muitas vezes o autor da queimada pode acabar sendo autuado por crime ambiental. Ressalto que a denúncia é anônima e o sigilo é absoluto”, concluiu.

Ainda de acordo com o diretor, após o fim da pandemia o Departamento de Defesa Civil de Pinheiral voltará a oferecer curso de capacitação e preparação da comunidade em combate aos princípios de incêndio e demais aspectos como suporte básico de vida (primeiros socorros) e acidentes domésticos com idosos.

Vale ressaltar que atear fogo ao ar livre é uma prática criminosa, passível de multa e reclusão de 3 a 6 anos, segundo o artigo 73 do Código Municipal do Meio Ambiente e o artigo 250 do Código Penal. Para denunciar ligue para a Defesa Civil através do número 199, para a Secretaria do Ambiente pelos números (24) 99987-0168 e (24) 3356-6746 ou para o Corpo de Bombeiros, número 193.

 

error: Conteúdo protegido !