PINHEIRAL
O Departamento de Defesa Civil de Pinheiral, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, realizou uma reunião na segunda-feira, 13, com diversos setores da Prefeitura Municipal do município para atualização do Plano de Contingência da cidade, visando preparar as equipes para os períodos chuvosos que se aproximam e estabelecer os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos.
O plano de contingência é um planejamento de medidas a serem adotadas para ajudar a controlar uma situação de emergência. Com isso, é possível minimizar os prejuízos e consequências negativas. O documento registra o planejamento que foi elaborado a partir de estudos dos cenários de riscos do município, estabelecendo procedimentos para ações e descrevendo os procedimentos técnicos e administrativos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta ou indiretamente na resposta a emergências e desastres relacionados a estes eventos naturais.
Participaram da ação, o coordenador da Defesa Civil de Pinheiral, Dickson Widmann, o engenheiro civil Rodrigo Blazutti, a assistente administrativa, Lara Andrade, os operacionais, Alan Gentin , Alex Sandro Magalhães e demais setores que foram representados por servidores. O secretário de Governo, Estanislau Corrêa, afirma que o trabalho preventivo é muito importante para alinhar os serviços, direcionar a prevenção e as medidas a serem tomadas para auxiliar as pessoas atingidas por intempéries da natureza.
“Os períodos chuvosos se aproximam e com isso, muitos ventos e chuvas intensas e quando se trata da natureza, nunca se sabe o que pode acontecer. Além disso, o processo de conscientização da população é primordial para reduzirmos os danos causados ao município por eventos relacionados a esse período intenso”, destacou.
O diretor da Defesa Civil, Dickson Widmann, destacou que é necessária uma ação conjunta de todas as secretarias no plano de contingência para que o município esteja preparado para agir em situações de emergência. “Estamos sempre atualizando o plano de contingência em conjunto com diversos setores do Poder Executivo Municipal e quem ganha com essa ação é a população”, disse.