BARRA MANSA
O mês de janeiro mal começou e as chuvas de verão já atingem o município de Barra Mansa, e, com o intuito de prevenir possíveis transtornos, a Defesa Civil está atenta ao clima. Uma atenção maior é destinada as áreas de risco, como regiões ribeirinhas e locais com possibilidade de deslizamento de encostas. A primeira ocorrência realizada neste ano foi de alguns galhos de árvores que caíram no bairro Saudade no dia 1º, mas não ocasionou maiores problemas. A Prefeitura de Barra Mansa reforça ainda a importância do morador procurar a Defesa Civil a qualquer indicação de chuva forte, através do número 199.
Uma medida já tomada, para evitar os transtornos ocasionados pelas chuvas, foi à reativação das dez sirenes no município. Outra ação é a simulação de alertas no bairro Nova Esperança que acontece no dia 10 de cada mês. Além disso, tem também a disponibilização de um cadastro via SMS que pode ser feito através do envio do número do CEP para o número 40199, no qual o morador, ao informar dados referentes à sua localização, receberá comunicados sobre a ocorrência de chuvas.
O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, Sérgio Mendes, o Serginho Bombeiro, pontuou medidas a serem tomadas que contribuem com o trabalho do órgão. “É importante uma conscientização da população para que as chuvas não tragam grandes problemas, como descartar o lixo de forma correta a fim de não aumentar o risco de enchentes”, disse, ressaltando a importância da união entre moradores e o Poder Público. “Enfatizamos que as pessoas, que moram próximo às encostas ou a beira dos rios, busquem a Defesa Civil para que a mesma compareça ao local e ao ouvir o acionamento das sirenes, deixem a localidade o quanto antes”, frisou.