Defesa Civil de Barra Mansa alerta para risco de chuvas expressivas no fim de semana

Por Roze Martins

BARRA MANSA/ESTADO

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva que vai atingir o Rio de Janeiro e a região  neste final de semana ocorre pelo aumento da convergência de umidade na camada média/baixa da atmosfera sobre  a Região Sudeste devido à intensificação de uma área de baixa pressão, que vai dar origem a uma frente fria sobre o Oceano Atlântico. Este padrão atmosférico, aliado ao comportamento dos ventos em altos níveis e às temperaturas elevadas na região, vai potencializar a instabilidade, entre sábado (20) e domingo (21). A Defesa Civil de Barra Mansa emitiu comunicado de alerta aos moradores.

De acordo com um boletim recebido do Inmet e com informações do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), durante este fim de semana (dias 19 a 21 de janeiro), os volumes de chuva, classificada como moderada a forte, combinados aos ventos, podem ser preocupantes, em Barra Mansa. Por conta disso, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), vai permanecer em alerta durante o período de chuvas e realizar um constante monitoramento das áreas de risco.

Cerca de 50 milímetros de precipitação estão previstos para cair por hora nos próximos dias, com ventos que podem chegar a cerca de 52 quilômetros por hora. Os maiores volumes devem ocorrer na tarde de sábado, dia 20, e na noite de domingo, 21. Os riscos hidrológicos e geológicos são altos e podem ocasionar ocorrências como: pontos de alagamentos, inundações e transbordo de rios e córregos e deslizamentos e escorregamentos de terra, devido aos acumulados no mês de janeiro.

As equipes da Defesa Civil estão monitorando os níveis dos rios e córregos para acionamento e alerta da população. Além disso, o órgão irá emitir um alerta via SMS de chuvas intensas para o final de semana, apenas para deixar a população ciente quanto a possíveis volumes de chuvas e ocorrências nas áreas mais suscetíveis.

De acordo com o coordenador do órgão, João Vitor, as áreas que mais preocupam são as ribeirinhas, próximas ao Rio Barra Mansa e Bananal, que cortam os bairros Nova Esperança, São Luiz, Piteiras. Boa Sorte, Colônia Santo Antônio, Siderlândia e Santa Maria II, devido ao risco de transbordamento. No entanto, conforme ele ressalta, em função do acumulado de quase 330 milímetros de chuva, somente neste mês, outra situação que deixa a Defesa Civil em alerta são os riscos de deslizamentos.

“Hoje, por causa desse acumulado, nosso risco é hidrológico e geológico. Nós já estamos monitorando alguns pontos, junto ao Departamento de Recursos Minerais (DRM), e nesse fim de semana nossa equipe estará com a atenção voltada para algumas áreas como a região Leste, Ano Bom, Getúlio Vargas, Vista Alegre, Verbo Divino e a Rua Albo Chiesse, no Centro”, disse o coordenador.

Alguns telefones úteis para contato são:

-Defesa Civil: 199 ou (24) 98121-3427

-Corpo de Bombeiros: 193

-Guarda Municipal: 153 ou (24) 3028-9369

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos