>
241129 univs0001 crtst182 medicina a voz da cidade 970x150

Defesa Civil de Barra do Piraí faz vistoria no bairro Carbocálcio, após alagamentos

Vistoria foi realizada no Carbocálcio depois de alagamentos acompanhados do acúmulo de lama em diversos pontos do bairro

Por Tânia Cruz
41 cidades após alagamentos, defesa civil faz vistoria no bairro carbocálcio divulgação
728x90 parque

BARRA DO PIRAÍ
Visando prevenir futuros desastres, a equipe da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou na  sexta-feira, dia 3, uma vistoria no Carbocálcio depois de alagamentos acompanhados do acúmulo de lama em diversos pontos do bairro. Além disso, dificuldades no trânsito e acesso dos moradores. Segundo informações que chegaram até a equipe da secretaria, o problema ocorreu após as chuvas que aconteceram na noite da última quinta-feira, dia 2.
A prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, falou sobre a importância de realizar ações de monitoramento preventivo, principalmente, no período de chuvas. Disse que, vistorias como essa são muito relevantes para a segurança da população. Lembrou também que elas podem impedir que desastres maiores aconteçam e salvar vidas. “Vamos construir um governo que cuide verdadeiramente dos barrenses, em todos os âmbitos, e por isso, é imprescindível que estejamos atentos a possíveis problemas dessa natureza e, nesse processo, a Defesa Civil é indispensável”, concluiu a prefeita.
Ainda de acordo com a Chefe do Executivo, a ação foi realizada, mais especificamente, em um trecho da rua Silas Pereira da Mota. Após a avaliação minuciosa, os servidores da Defesa Civil constataram que de fato houve um alagamento significativo na área.
CAUSA DESSE ACONTECIMENTO
Segundo o relatório da secretaria, acredita-se que a principal causa desse acontecimento foi a obstrução parcial do sistema de captação de águas pluviais, composto por uma rede de manilhas que atravessa a via pública. Esse bloqueio seria resultante do acúmulo de sedimentos e vegetação no sistema, comprometendo sua funcionalidade.
Com isso, foram traçados alguns planejamentos para reduzir os danos causados e impedir novas intercorrências na área. Dentre as possíveis intervenções está a desobstrução imediata, bem como a continuidade de um monitoramento preventivo e, por fim, o desenvolvimento de estudos e projetos em parceria com as secretarias de Serviços Públicos e Obras Públicas no intuito de uma solução definitiva para o problema e dimensionar adequadamente a canalização .
O secretário de Defesa Civil, Rafael Champion, comentou que essa intercorrência não deveria acontecer se o sistema de águas pluviais do local estivesse em condições normais. “Ontem choveu 40 milímetros nas 24 horas, e isso é muito pouco para causar um alagamento. No entanto, a equipe da Defesa Civil foi até o local e encontrou as manilhas de escoamento entupidas por acúmulo de sujeira, como terra e restos de folha, e isso fez com que a água subisse”, concluiu o secretário.


 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos