ESTADO/SUL FLUMINENSE
A maior honraria entregue pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi dada na tarde desta segunda-feira, dia 8, ao diretor dos dois principais jornais diários do Sul Fluminense – A VOZ DA CIDADE e Diário do Vale, Luciano Pançardes. A medalha foi entregue por intermédio do ex-deputado Marcelo Cabeleireiro. A sessão foi presidida pelo deputado Munir Neto.
“É um reconhecimento a esse trabalho que vem desde 1970 que foi quando meu pai fundou o jornal A VOZ DA CIDADE. Dedico essa medalha ao meu pai que também recebeu essa honraria em 2010, e também a todos os funcionários ao longo desses anos e aos nossos milhares de leitores que são nossa energia, motivação. Somos a maior audiência do Sul do Estado graças aos nossos leitores”, disse Luciano que estava acompanhado de sua esposa, Renata Pançardes e seus filhos, Isabella e Davi.
Juntos, os dois jornais circulam em 22 cidades do interior do Estado e estão presentes em todas as plataformas de redes sociais levando informação. “Ser filho do Sr. João é o meu maior orgulho. Ele que me ensinou todo o trabalho e graças a isso que aumentamos o nosso jornal fazendo um grande grupo. O pai me ensinou a me relacionar com o ser humano, ser humilde, acho que é uma das maiores heranças que ele me deixou, fica a lembrança, uma saudade enorme, mais também o orgulho de poder dizer que sou filho do Sr. João. Fazer jornalismo no interior é muito difícil, mas graças a tudo isso é que continuaremos a fazer mais e mais”, destacou, agradecendo a indicação da honraria por Marcelo Cabeleireiro. “Um amigo, trabalhador, sou muito feliz dessa homenagem ter vindo dele e tenho certeza que ele retornará para a Alerj em breve”, completou.
Aos 48 anos, Luciano cresceu praticamente dentro do A VOZ DA CIDADE, jornal fundado por seu pai, João Pançardes (in memorian), em 3 de outubro de 1970, o primeiro jornal diário da região. Aos 14 anos ele começou no jornal e se tornou diretor e jornalista responsável. No ano passado, em 1º de novembro, assumiu o controle do jornal Diário do Vale, tornando-se um dos principais publishers do Estado do Rio de Janeiro.
Marcelo Cabeleireiro disse que essa homenagem é mais do que justa. “Primeiro com Sr. João e agora com Luciano, um belíssimo trabalho com toda a equipe de profissionais sempre propagando a verdade. Ainda mais em tempos de Fakes News, o A VOZ DA CIDADE e agora Diário, quem ganha é a população e toda a região com informação verdadeira”, apontou.
Além de Luciano e Marcelo, compuseram a mesa principal o presidente da sessão, o deputado Munir Neto e o deputado Jari Oliveira, assim como os ex-deputados Noel de Carvalho, Ademir Melo, e o jornalista Aurélio Paiva.
Para Munir, a entrega de homenagem a Luciano Pançardes foi mais do que justa. “Uma pessoa digna, íntegra, competente que faz muito pelo Estado, principalmente pela região Sul Fluminense. Leva notícia verdadeira aos nossos lares”, destacou.
Jari destacou o fato de ter conhecido Luciano pessoalmente há pouco tempo, mas que já era um grande admirador do A VOZ DA CIDADE. “A impressão que tinha era correta, uma pessoa com credibilidade, como o jornal. E agora administrando dois veículos. Tenho certeza que seu pai está muito orgulhoso desse dia”, falou.
Quem também falou de João Pançardes foi Ademir Melo, ressaltando sua trajetória ao criar o jornal que depois passou para Luciano, que ainda empreendeu e adquiriu mais um veículo.
O ex-deputado Noel lembrou que foi ele em 2010 o autor da indicação para a mesma medalha recebida por Luciano ao seu pai, ressaltando a importância da informação nos dias atuais.
A fala de Aurélio Paiva foi sobre a importância de fazer jornalismo nos tempos atuais, onde as Fakes News estão em alta. “Um momento de muitas mentiras onde a luta pela verdade se torna heroico”, destacou Paiva.
A sessão ainda contou com depoimentos em vídeo de prefeitos da região, como o de Porto Real, Alexandre Serfiotis; o de Barra Mansa, Rodrigo Drable; o de Pinheiral, Ednardo Barbosa; o deputado Tande Vieira. Também estiveram presentes na sessão solene os vereadores de Barra Mansa, Paulo Sandro, e de Pinheiral, Gugu.