De forma pioneira, Cidade do Aço autoavalia melhora da gestão  

0

VOLTA REDONDA

Representantes da Rede de Qualidade e Excelência em Gestão do Rio de Janeiro estiveram no gabinete do prefeito Samuca Silva na manhã de hoje. Eles foram recebidos por representantes de secretarias e autarquias municipais. De acordo com o secretário de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Enock Azevedo, o objetivo do encontro foi para que o Governo Municipal apresentasse a estrutura da prefeitura a esses representantes que validam a autoavaliação feita pela administração municipal sobre o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP) do município.

“Na prática, fizemos uma autoavaliação do modelo de excelência, para ver se o município está adequado ou não às práticas que a gente está exercendo e encaminhou para os representantes. Hoje (ontem) eles vieram conferir de perto se os pontos que respondemos são corretos, se fizemos a contabilização correta”, explicou Enock, lembrando que o MPEG foi disseminado pelo Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o Gespública, uma iniciativa do Governo Federal a fim de apoiar a implementação de organizações públicas, focadas em resultados para o cidadão.

Segundo o prefeito, Volta Redonda foi a única cidade que se dispôs a fazer a autoavaliação e melhoria da gestão, sendo a primeira do estado.  “Avançamos bastante, implantamos controle social, transparência e nós sabemos onde queremos chegar. Tomara que esses resultados gerem outros melhores em 2019”, afirmou o prefeito.

Representando a Rede de Qualidade e Excelência em Gestão, Luiz Fernando Bergamini elogiou a avaliação da prefeitura e agradeceu a recepção. “Tivemos êxito em mostrar para a prefeitura e as equipes aplicaram a metodologia que usamos. Volta Redonda está avançada e entendeu a importância do processo. Ficamos encantados com as iniciativas, e que estão dando resultados. Os municípios precisam aprimorar cada vez mais os processos”, disse Luiz Bergamini, que estava acompanhado da também representante, Meirelane Rosa, e aproveitou para convidar o prefeito a participar de uma solenidade de premiação no dia 5 de dezembro, no município do Rio, onde será feita a entrega de um certificado comprovando que Volta Redonda adota medidas de boa gestão.

EM ANDAMENTO

Volta Redonda passou a ser a primeira prefeitura do estado do Rio de Janeiro a, de fato, iniciar o ciclo de autoavaliação e melhoria da gestão, o que está ligado ao que foi proposto pela reforma administrativa da gestão municipal que entrou em vigor no início de 2017.

Para entrar na Rede de Qualidade e Excelência em Gestão, a Prefeitura de Volta Redonda realizou uma autoavaliação respondendo um questionário separado por áreas e apontando diretrizes de melhorias. Esse questionário gerou um Plano de Melhorias da Gestão que, quando atendido, permitirá ganhos de eficiência e efetividade na gestão da coisa pública.

As etapas seguintes (que já estão em andamento) da gestão municipal são: finalizar o portal de serviços municipal, mapear todos os serviços municipais (de contato com os cidadãos) para adotar práticas de desburocratização e simplificar os serviços, além de implantar, no sistema de indicadores municipais, o controle da execução do Plano de Melhorias da Gestão.