Dagaz leva cultura e educação ao Ciep Toninho Marques com o projeto ‘Cinestesia: Rap Rima Com Escola’

Focada nos alunos do 9º ano do Ciep e da Escola Municipal Wandir de Carvalho, a atividade envolveu os jovens em uma rica troca de experiências

Por Tânia Cruz
dagaz leva cultura e educação ao ciep toninho marques com o projeto ‘cinestesia rap rima com escola’ divulgação

VOLTA REDONDA
Quando o rap entra na sala de aula, a educação ganha uma nova batida. Nos últimos dias 26 e 27, o Instituto Dagaz trouxe mais uma ação cultural e educativa para o Ciep 484 Toninho Marques, no bairro Belmonte. Focada nos alunos do 9º ano do Ciep e da Escola Municipal Wandir de Carvalho, a atividade ‘Rap Rima Com Escola’, dentro do projeto ‘Cinestesia às Margens’, envolveu os jovens em uma rica troca de experiências.
A atividade foi conduzida pelo músico educador popular e pedagogo Thiago Elniño, que usou o rap para falar sobre cultura, identidade, igualdade racial e transformação social. Com a energia do hip hop, o evento virou um espaço de aprendizado e reflexão. Disse ainda que oio Rap Rima Com a Escola é um projeto que já acontece há mais de 15 anos, sempre sendo um mediador entre os conhecimentos das ruas e o saber acadêmico.
O professor destacou também que o objetivo é criar bons momentos com os adolescentes, aprender com eles e também transmitir o que já sabe. Lembrou que é sempre muito bom estar com o Instituto Dagaz, parceria que se firma a cada ano. “Vamos continuar fortalecendo por muito tempo essa parceria, conectando e aprendendo junto com a molecada”, afirmou Thiago Elniño.
Com patrocínio da Nova Transportadora do Sudeste (NTS) Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), por meio das Leis de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, e apoio das Secretarias de Estado de Educação (Seduc-RJ) e Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ), o projeto Cinestesia, do Instituto Dagaz, é uma iniciativa que leva cinema a escolas, instituições socioeducativas, praças e até mesmo residências, promovendo rodas de conversa sobre temas cotidianos e realidades locais.
Nesta edição, de acordo com Thiago Elniño, o projeto ganhou uma atividade diferenciada, que é a utilização dos temas e entendimentos gerados pelo debate, como matéria prima para uma mini palestra/oficina de rap utilizando as metodologias do projeto Rap Rima com Escola.
IMPACTO DA ATIVIDADE
A diretora adjunta da Escola Municipal Wandir de Carvalho, Paula Braga, comentou sobre o impacto da atividade. Lembrou que o hip hop é um movimento cultural popular que deve ser acessível a todos. “Estamos muito felizes em proporcionar esse momento aos nossos alunos e trazer novas referências que podem mostrar caminhos através da cultura e da educação, promovendo transformação em suas vidas”, ressaltou, concluindo que espera poder repetir esse momento muitas vezes mais, em parceria com o Instituto Dagaz.
O diretor do Cip 484 Toninho Marques, Marcos Paulo Henrique, também destacou o significado do evento declarou que hoje, com a parceria com o Instituto Dagaz, a unidade recebeu os alunos do Wandir de Carvalho para esse momento cultural com o rapper Thiago Elniño. “Foi uma atividade que dialogou diretamente com os interesses dos estudantes, proporcionando uma troca de aprendizados muito prazerosa”, disse.
O envolvimento dos alunos foi um dos pontos altos da ação. Kaique, de 14 anos, estudante da Escola Wandir de Carvalho, descreveu sua experiência. “Achei essa palestra muito boa. O hip hop é uma cultura muito maneira. Vou levar isso para a minha vida, porque é uma forma de me expressar. Foi muito bom mesmo”, frisou.
Com uma trajetória reconhecida em diversas instituições, o projeto Rap Rima Com Escola já passou por locais como o Sesc-RJ, Fundação CSN, Prefeituras de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende, São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora, entre outros. A cada nova edição, o projeto reafirma seu compromisso de transformar a educação através da arte e da cultura, aproximando os jovens das discussões sociais e incentivando o pensamento crítico.
O Instituto Dagaz oferece atividades gratuitas no Ciep484 Toninho Marques, como Ballet, Futsal, Basquete 3×3 e Ginástica Funcional, além de exibição de filmes no Cineclube Dagaz. As matrículas acontecem de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, no Ciep484 Toninho Marques, localizado na Avenida Deputado Júlio Caruso, s/nº, bairro Belmonte. Para se inscrever os documentos necessários são Identidade e CPF do responsável, Identidade e CPF da criança, além de comprovante de residência. As atividades oferecidas ao público são ballet, a partir de 3 anos;futsal, a partir de 3 anos; basquete 3×3, a partir de 12 anos; e ginástica funcional, a partir de 12 anos.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos