Curso Sala Preta, de Barra Mansa, apresenta Novos Ventos na Rede

0

BARRA MANSA

Fazer teatro na atualidade se tornou uma verdadeira investigação a respeito de tecnologias possíveis para a continuidade da criação artística. Devido a necessidade do isolamento social, as aulas de teatro Curso Sala Preta, que este ano está em sua 8ª edição, passaram a ser online. E, passados 5 meses de experimentações técnicas e reinvenções de linguagens, nessa quinta, dia 27, às 20h30min, será realizado uma mostra de vídeo artes produzidas pelos participantes do curso. A apresentação acontece pela plataforma do youtube do Coletivo Sala Preta.

Ao invés de um trabalho coletivo, tradição do coletivo de Barra mansa, iniciou-se então um processo de acompanhamento individual de cada participante do curso.

“Iniciamos o ano com nossas aulas lotadas e de repente vimos que o mais seguro era de fato suspender nossos encontros presenciais. Começamos então a explorar os novos suportes e reinventamos linguagens para superar esse momento. Entendemos que agora era o momento de trabalhar a poética pessoal como sujeito no mundo.”, explicou a assessoria de imprensa no Coletivo Sala Preta.

Em seu 8º ano de edição, mais de 200 alunos já passaram pelo Curso Sala Preta. Todas as turmas finalizam-se com a montagem de um espetáculo. E, esse ano, não seria diferente. Além dos módulos do curso – som e música, visualidade cênica, espaço e dramaturgia, os participantes do curso contaram com o módulo video arte e performance e comunicação criativa. Assim, eles foram desafiados a produzir um vídeo que refletisse sua questões pessoais. Dez alunos chegaram ao final desse processo e hoje finalizamos esse processo com uma mostra ao vivo pelo YouTube.

Quem somos

Coletivo Sala Preta foi criado em 2009 com o desejo de trocar e proliferar conhecimentos artísticos. Passados 10 anos se tornou referência em arte urbana, especialmente em teatro de rua, no Estado do Rio de Janeiro, no Brasil e no exterior. Em 2014 recebeu o Prêmio de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, destacando-se por um júri técnico entre centenas de empreendimentos culturais de todo o estado.

Além das artes cênicas, o Sala Preta atua em diferentes linguagens e ações artísticas, ainda na construção de políticas públicas e realização de mostras e festivais por meio de intercâmbios. Atualmente são 6 integrantes com múltiplas habilidades, como atores, produtores, técnicos, gestores e comunicadores.

 

 

error: Conteúdo protegido !