>
a voz da cidade presencial 2025

Curso Sala Preta 2025 inicia atividades e dá início à Ocupação Sala Preta em Barra Mansa

Serão oito meses de formação teatral no qual os integrantes do Coletivo Sala Preta irão compartilhar suas pesquisas e metodologia de trabalho

Por Roze Martins
aula inaugural curso sala 02 04 2005 fotos luisa ritter 45
728x90 seguranca

BARRA MANSA

 O mês de abril começou com encontro e movimento para os amantes da cena da região sul fluminense. No dia 2, começaram as aulas do Curso Sala Preta 2025, reunindo cerca de 50 participantes em um curso gratuito de teatro. Serão oito meses de formação teatral no qual os integrantes do Coletivo Sala Preta irão compartilhar suas pesquisas e metodologia de trabalho.

A edição deste ano marca também o início do projeto Ocupação Sala Preta, reafirmando o compromisso com a formação artística e a ocupação cultural no Sul Fluminense.

Aguardando a reabertura da Sala de Espetáculos Lurdinha Chiesse (Tulhas), ainda em obras, as aulas começaram na área externa do Parque da Cidade, onde foi realizada uma aula inaugural aberta e sensível. O primeiro encontro apresentou os módulos do curso e promoveu o contato inicial entre alunos e equipe de educadores.

O curso é dividido em duas etapas: de abril a julho, com foco em jogos teatrais, improvisação e módulos técnicos, e de agosto a novembro, dedicada à montagem de um espetáculo inédito. Em julho, os alunos apresentam a Mostra Processual, um momento de partilha e experimentação que abre ao público a oportunidade de observar um pouco do processo desenvolvido nas aulas. Já em novembro, o curso se encerra com o espetáculo final, resultado do processo coletivo construído ao longo do curso.

Em 2025, o Curso Sala Preta propõe aos participantes em seu eixo principal, jogos espaciais e de teatro-imagem, além de módulos complementares com conteúdos específicos como musicalidade, mascaramentos, visualidade cênica, comunicação e dramaturgia que integram uma montagem cênica criada coletivamente e com apresentações públicas ao final do curso.

Confira abaixo como funciona cada um dos módulos e entenda um pouco do que vem por aí:

Facilitado pela atriz, Carla Marques, o módulo mascaramentos irá trabalhar a percepção do “corpo físico” em relação ao “corpo energético”.

Já no módulo de Visualidade , Vivi Saar irá buscar trabalhar com o abstrato e o concreto, com uma experimentação que propõe a composição de imagens coletivas a partir de palavras.

Na musicalidade, módulo facilitado por Bianco Marques, a proposta é trabalhar o corpo e a voz dos participantes em  um só ritmo, por meio de exercícios com palmas, respiração e vocalizes.


Na dramaturgia, ministrado pela atriz Carol Cupertino, a ideia é provocar os participantes com exercícios que explorem ações, movimentos e sons que caracterizam diferentes ambientes.

O eixo principal do curso está sendo ministrado por Danilo Nardelli e busca trabalhar a relação entre corpo, espaço e conexão entre os participantes.

Já no módulo de comunicação,  facilitado por Luísa Ritter, as aulas serão direcionadas para a construção de narrativas, provocando os participantes a narrarem suas experiências ocupando o Parque da Cidade e ainda sobre criação coletiva e convivência artística.

Desde o seu início, o Curso Sala Preta pretende promover a experiência teatral a partir de diferentes enfoques como, por exemplo, o corpo, o espaço, a visualidade, o ritmo, voz e canto, entre outros.

Além da formação, o projeto Ocupação Sala Preta realiza também a Mostra Primeiro Sinal, iniciativa que fomenta a circulação de espetáculos e o intercâmbio entre artistas e coletivos do Sul Fluminense. Mais informações sobre a Mostra Primeiro Sinal serão divulgadas em breve.

Sobre o Coletivo Sala Preta

Criado em 2009 em Barra Mansa/RJ, o Coletivo Sala Preta atua na pesquisa e na formação artística, promovendo espetáculos, mostras e intercâmbios culturais no Brasil e no exterior. Em seu portfólio, o grupo acumula 32 espetáculos, entre montagens para crianças e adultos, além de inúmeros projetos e pesquisas cênicas. Desde 2010, o coletivo ocupa a Sala de Espetáculos Lurdinha Chiesse (Tulhas) oferecendo oficinas e apresentações abertas ao público, promovendo a participação da comunidade.

O projeto financiado pelo Chamamento Público 03/2024 fortalece o teatro no Sul Fluminense e reafirma a atuação do Sala Preta como Ponto de Cultura, que reafirma seu compromisso com a democratização do acesso ao teatro e a valorização das expressões artísticas locais.

Para mais informações, acesse as redes sociais do Coletivo: @salapreta

Telefone: (24) 998435247

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos