Curso de Planejamento de Produção de Hortaliças capacita para atuarem na área

0

VOLTA REDONDA

Acontece de hoje até sexta-feira, dia 29, curso gratuito de Planejamento de Produção de Hortaliças, que acontecerá das 9 às 17 horas, no Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz.

A capacitação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) do Rio de Janeiro e o Sindicato Rural de Barra Mansa. O objetivo é capacitar pessoas maiores de 18 anos para atuarem na produção e cultivo de hortaliças. Os interessados podem se inscrever e acessarem mais informações pelo telefone (24) 99987-8927.

O curso terá ensinamentos sobre temas como a Importância do planejamento da produção; Demandas do mercado consumidor; Análise de risco dos fatores de produção; Cálculo da produção; Medição do volume de água e análise da qualidade; Elaboração de planejamento de produção de hortaliças; Legislação pertinente para Compras Institucionais.

O instrutor do curso, Leandro Amado, que é credenciado pelo Senar Rio, explicou que o primeiro e o terceiro dias são teóricos, e no segundo dia os alunos irão a uma propriedade que já tenha a produção de hortaliças. Segundo ele, como na prática algumas propriedades já estão produzindo, a ideia é visitar e trazer a produção para o papel, entender o que está acontecendo e colocar essa produção em uma lógica de planejamento. “Vamos falar de todos os aspectos para planejamento, mesclando um pouco da administração da produção de hortaliças. Desde a escolha do terreno, questões de água, de preparo de solo, adubação, controle de pragas e doenças, manejo da cultura, colheita e pós-colheita. Também sobre o que a pessoa precisa para se preparar ou ter de informações para iniciar ou organizar a produção deles”, explica o instrutor.

O Sindicato Rural de Barra Mansa tem parceria com o Senar Rio, onde atua na área rural com cursos e treinamentos. O Senar tem a missão de Realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e as atividades de Promoção Social, contribuindo para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e de avanços sociais no campo.

 

Deixe um Comentário