VOLTA REDONDA
Em avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o Curso de Medicina do UniFOA recebeu nota 4. O resultado reafirma a qualidade ofertada, uma vez que o conceito máximo que pode ser emitido por esta avaliação é 5.
A avaliação foi realizada entre os dias 16 e 19 de setembro, a comissão, formada por dois avaliadores, visitou todos os ambientes de aula utilizados pelo curso, laboratórios, bibliotecas e os cenários de atividades práticas. A agenda contemplou ainda reuniões com a coordenação, gestores, funcionários, professores e estudantes do curso de Medicina.
Adequado à realidade sociorregional, o Curso de Medicina do UniFOA integra ensino, serviço e comunidade. Conta com um quadro de professores com mais de 80% de doutores e mestres. Tecnologia de ponta nos laboratórios, biblioteca, duas policlínicas próprias, Programa Saúde da Família (PSF) dentro do campus Olezio Galotti e integração com grandes hospitais da região, o que permite a inserção significativa dos nossos egressos no mercado de trabalho da região e do Brasil.
De acordo com o Coordenador do Curso, Geraldo Cardoso, a instituição está no mesmo nível das grandes universidades do país. “Temos excelentes cenários de práticas hospitalares em nível de ambulatório e atenção básica. Toda essa rede, somada ao quadro de professores, infraestrutura e um projeto pedagógico sólido, que vai ao encontro das Diretrizes Curriculares Nacionais, foram os grandes responsáveis pela nota 4 que obtivemos”, destaca.
O Curso
Com tradição de 50 anos de mercado, o Curso de Medicina do UniFOA conta com múltiplos cenários de aprendizagem que estimulam a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
A matriz curricular, modular e integrada, contempla atividades práticas desde o primeiro módulo. O estudante vai a campo em ações de Saúde Coletiva (Programas de Saúde da Família) em diversas unidades próprias ou conveniadas. Possui modernos laboratórios de anatomia, fisiologia e bioquímica, o laboratório de habilidades clínicas e o Laboratório morfofuncional, com mesa anatômica digital, nas quais o estudante atua em cenários distintos e simulados e amplia seus conhecimentos sobre o corpo humano e seu funcionamento e mais 20 outros laboratórios. Entre as atividades complementares previstas, destacam- se as participações em 35 Ligas Acadêmicas, Diretório Acadêmico e Atlética , como também inúmeros projetos de extensão.
O curso também possui o Selo de Acreditação oferecido pelo Conselho Federal de Medicina, CFM, e pela Associação Brasileira de Educação Médica, Abem. Por conta desses títulos, se tornou também modelo de ensino nacional.
Em contato formal feito pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, Saeme, o órgão destacou as boas práticas educacionais desenvolvidas no UniFOA e solicitou autorização para compartilha-las no site do CFM e da Abem. O Órgão ainda enfatizou a relevância e potencialidade da metodologia de ensino como exemplos para outros cursos de Medicina que buscam aprimorar a formação na graduação.
O ingresso se dá exclusivamente pelo Enem. Essa forma possibilita que o candidato possa se inscrever de qualquer local do país, sem que seja necessário fazer provas de vestibular, evitando, com isso, gastos com deslocamento.